Empresários franceses criam tênis sustentável com matéria-prima brasileira

14/11/2013 - 06:00h

Tênis sustentável produzido no Brasil contém elementos da natureza

Com matéria-prima encontrada no país, o calçado criado por empresários franceses leva borracha da Amazônia e algodão orgânico na sua composição

Tênis Vert

vert-shoes

Ao invés de comprar um produto importado feito com materiais derivados do petróleo, saiba que aqui mesmo no Brasil já existe um tênis produzido com recursos naturais e que não agride o meio ambiente. A ideia partiu de François-Ghislain Morillion e Sébastien Kopp em 2003, quando viajavam pelo mundo em busca de uma alternativa de produto que assumisse uma responsabilidade ambiental.

Depois de abandonarem seus cargos em bancos multinacionais, os empresários encontraram em terras brasileiras toda a inspiração para abrir um negócio sustentável. Em 2005, Ghislain e Kopp criaram o Vert (verde, em francês), tênis produzido no Rio Grande do Sul com algodão orgânico e borracha feita a partir de seringueiras da Amazônia. Desde essa época o tênis era confeccionado aqui e exportado para França, mas só agora é comercializado no Brasil.

O conceito de sustentabilidade envolve desde a captação dos recursos até a gestão do produto. O algodão utilizado na produção é cultivado sem insumos químicos em Tauá, cidade do Ceará, e envolve cerca de 700 famílias que vendem esta matéria-prima para a empresa. Já o couro, outro elemento do tênis, é curtido com extrato de acácia, em vez de metais pesados. O objetivo é diminuir a poluição das águas.

Para produzir a borracha, o leite extraído das árvores passa por um processo que dispensa a passagem pelas usinas. Além disso, o látex vindo da Cooperativa Chico Mendes inclui 40 famílias de serinngueiros donas do próprio negócio. Esta é uma das maneiras de promover Emprego e consciência ecológica dentre os moradores.

Tênis Vert

vert-shoes

Os designers contaram ao jornal O Estado de S. Paulo que a ideia do Vert nasceu depois que a dupla conheceu o modelo de negócio dos seus clientes da Alter Eco, uma empresa de produtos orgânicos que comprava palmito de pupunha de uma associação de produtores de Rondônia. Este método por sua vez beneficiava os produtores que com grande preocupação de preservar a natureza plantavam esses alimentos.

A empresa não faz publicidade do tênis, portanto o valor de um par sai entre R$ 195 e R$ 289, a média de um tênis convencional. Os empreendedores esperam que o produto tenha bastante saída no mercado nacional, ainda mais depois que o tênis verde foi reconhecido através do Prêmio Sustainable Business Awards, do jornal inglês The Guardian, em 2012.

*Aproveite! Siga o Ser Universitário no Twitter e no Facebook

Fonte: Pensamento Verde