Encontro nacional de programa da Unesco é realizado em João Pessoa

08/10/2014 - 06:01h

Começa nesta quarta-feira (8) a programação do 20º Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas à Unesco (PEA-Unesco), que acontece em João Pessoa. O evento segue até a sexta-feira (10) no Hotel Tambaú. Essa é a primeira vez que a Paraíba sedia esse encontro. São esperados mais de 300 educadores, tanto do Brasil quanto de outros países.

Um dos destaques dessa edição é a presença de Brian Perkins, diretor da Escola de Formação de Professores da Columbia University, de Nova York, e estudioso do impacto do clima escolar no aprendizado. Além de Perkins estarão presentes o filósofo Clóvis de Barros Filho (USP), o pesquisador Álvaro Chrispino (UFRJ) e o engenheiro Claudio Sassaki, criador da startup Geekie e defensor da necessidade da reformulação da forma de ensino.

O objetivo fundamental do PEA-Unesco é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz, da diversidade cultural e da sustentabilidade. Na Paraíba, a única escola integrada ao programa e que possui o selo da Unesco é o Colégio Motiva.

No Brasil contamos com 220 escolas associadas, em todas as regiões, e nos últimos anos o programa bem consolidando-se e ampliando seu espaço de atuação no país e no exterior. O Encontro Nacional representa o grande momento de troca de experiências e de formação das escolas, com a participação de diretores e coordenadores, explicou a coordenadora nacional do PEA, Myriam Tricate.

Confira a programação do encontro:

8 de outubro
16h - Reunião de coordenadores regionais
19h - Cerimônia de abertura
Hino nacional: Grupo Armorial do Colégio Motiva
Apresentação: Coral das Avós do Colégio Motiva
Solenidade, com autoridade do Governo, Prefeitura e Unesco
20h15 - Show de Jessier Quirino
21h - Coquetel

9 de outubro
8h - Credenciamento
9h - Cidadania global: conhecimentos e valores para navegar em um mundo sem fronteiras com Brian Perkins - diretor da Escola de Professores da Columbia University - Nova York