Entrada da Ufam é liberada após cinco horas de bloqueio em protesto

12/05/2014 - 17:01h

Alunos relutaram contra o bloqueio do acesso à universidade (Foto: Camila Henriques/ G1 AM)

Após interdição de mais de cinco horas, a entrada do Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na Zona Sul de Manaus, foi liberada no início da tarde desta segunda-feira (12). Por volta das 7h, aproximadamente 300 servidores técnicos da instituição bloquearam a via de acesso a universidade em protesto por melhorias para a categoria. Conforme informações da assessoria da Ufam, a universidade deve assegurar o cumprimento das atividades institucionais caso haja nova interdição no decorrer da semana.

A categoria reivindica que o piso salarial seja elevado para três salários mínimos (equivalente a R$ 2.172) e a revogação da Lei que inseriu a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares como gestora do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV). Durante o protesto, estudantes da universidade discutiram com os manifestantes.

Ao G1, a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), Crizolda Araújo, informou que o bloqueio foi feito para chamar a atenção do poder público para as necessidades da categoria. "Precisamos que o Governo olhe para nós. Além disso, queremos chamar a atenção dos Professores e alunos, para que se unam a nossa causa", disse.

Devido à reação negativa por parte dos estudantes da Ufam quanto ao movimento, o cronograma de atividades da categoria será repensado, segundo Crizolda. A assessoria da Ufam afirmou que a Procuradoria Jurídica da universidade está verificando maneiras de agir para que serviços essenciais não sejam prejudicados devido ao bloqueio do acesso ao campus.