Escolas de idioma de São José e Jacareí lançam aplicativos para ensino das línguas inglesa e espanhola

11/05/2015 - 10:45h

Untitled Document

Unidades do CNA usam ferramentas para tabletes e smartphones para complementar o conteúdo trabalhado em sala de aula e exercitar o vocabulário

São José dos Campos, maio de 2015 – As escolas da Rede CNA de Jacareí e São José dos Campos usam aplicativos para tabletes e smartphones com o objetivo de complementar o conteúdo trabalhado com os alunos em sala de aula e exercitar o vocabulário nas línguas inglesa e espanhola. Os recursos compõem a nova plataforma de ensino da rede, CNA 360, que integra elementos on e off-line para maximizar o processo de ensino.

Os aplicativos estão vinculados aos livros didáticos do CNA e também estão disponíveis ao público geral - são jogos e demonstrativos das atividades curriculares que utilizam recursos como QR Codes e Realidade Aumentada. Um deles é o game Word Bubbles, que exercita o vocabulário ao incentivar que o usuário forme novas palavras em inglês a partir de uma série de letras dispostas.

Nos games Zombie Attack Save the Planet, o jogador deve salvar o mundo de ataques de zumbis e alienígenas enquanto expande seu vocabulário e funções comunicativas em jogos de Realidade Aumentada (3D). Os fãs de jogos de basquete poderão exercitar o vocabulário em inglês e espanhol enquanto praticam cestas; no CNBA são feitas perguntas que devem ser respondidas pelo jogador de basquete, que ganha pontos ao remessar a bola na cesta – e resposta – correta.

Para os antenados em música, o Sing the Chorus propõe um desafio: continuar o refrão da canção e acertar os nomes da banda e da música em um tempo determinado. O jogador ouve e lê parte do refrão e a partir daí recebe opções para completar o restante. Já no jogo Spotter, o objetivo é encontrar uma série de objetos escondidos em imagens 3D, dentro do tempo estabelecido. Após completar a lista, a nova proposta é encontrar o dinossauro perdido. Trata-se de um jogo didático para a prática do vocabulário. Todos os aplicativos estão disponíveis para Android na Google Play e para iOS na Apple Atore, lojas de aplicativos do Google e da Apple, respectivamente.

Toda a tecnologia foi desenvolvida com exclusividade para o CNA pela Playerum, empresa de comunicação responsável pela produção de aplicativos para smartphones e redes sociais,advergames, jogos sociais e ações promocionais.  De acordo com o diretor de Educação da rede de escola de idiomas, Marcelo Barros, o objetivo destas ferramentas que compõe o CNA 360 é potencializar o tempo de contato com o idioma, permear esferas comuns aos alunos e levar o conhecimento para fora da sala de aula. “Optamos por ir ao encontro destas pessoas nos ‘ambientes’ onde eles já se comunicam e interagem entre si. Todos estes aplicativos são interligados às redes sociais, tornando possível compartilhar informações e trocar experiências relativas à prática dos idiomas”, reforça Barros. O educador afirma, ainda, que esta plataforma de ensino integrada está em completa concordância com a metodologia da rede: “Acreditamos no conceito do blended learning, que defende um modelo híbrido de ensino, composto por elementos on-line e off-line, e o CNA 360 atende a essas demandas ao combinar material didático atual e completo à interatividade oferecida por aplicativos”, finaliza.

CNA 360

Lançada recentemente pela rede, o CNA 360, nova plataforma de ensino de inglês e espanhol, utiliza três componentes de forma integrada: moderno material didático especialmente desenvolvido para o aluno brasileiro, recursos tecnológicos interativos disponíveis para uso em computadores, tablets e smartphones, e certificação de proficiência em inglês, concedida pelo departamento de avaliação da universidade britânica de Cambridge, inserida no currículo do curso.

Sobre o CNA

O CNA é uma das maiores redes de escolas de idiomas do país com 41 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol. Atualmente com 592 unidades em operação e mais de 500 mil alunos, a rede opera por meio do sistema de franchising em todo o território nacional. Sua metodologia moderna possibilita ao aluno fluência ao falar, ler, escrever e compreender o idioma naturalmente vivenciando situações do dia a dia, por meio de uma plataforma de ensino integrada que combina componentes presenciais e a distância para oferecer uma experiência de aprendizagem completa. Um dos projetos da rede que evidencia este diferencial, o Speaking Exchange, recebeu 10 Leões no Festival Cannes Lion 2014, dentre vários outros prêmios. O modelo de negócio do CNA também foi reconhecido com a conquista do Selo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) à rede pela 23ª vez consecutiva, além do Selo 5 Estrelas da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Fonte: alamedacomunicacao.com.br