Estudante concilia curso e faculdade e passa em 6º lugar em medicina

27/01/2015 - 05:01h

Estudante conciliou cursinho e faculdade de direito e passou em sexto lugar em Medicina na UFC, um dos cursos mais disputados do Brasil (Foto: João Gabriel/Arquivo pessoal)
Estudante conciliou cursinho e Faculdade de direito
(Foto: João Gabriel/Arquivo pessoal)

Durante seis meses do ano passado, o cearense João Gabriel Ávila, de 18 anos, dividiu a rotina de estudante de cursinho pré-Vestibular com a de um calouro no curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tantos compromissos e atividades não assustaram nem desanimaram João Gabriel. "Eu tive uma vivência legal. Tudo isso contribuiu para eu ter mais certeza nas minhas decisões, uma bagagem de vida maior". O cearense foi aprovado em 6º lugar em Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC) na chamada regular do Sistema De Seleção Unificada (Sisu), divulgada nesta segunda-feira (26).

No primeiro Enem do estudante, feito em 2013, João Gabriel não obteve uma boa nota para Medicina, mas viu que poderia entrar no curso de Direito. "Minha mãe me incentivou a estudar Direito para não perder a oportunidade", conta. A vida de Universitário não alterou o foco de João Gabriel de passar em Medicina. Nos primeiros meses de 2014, ele ficava das 6h às 17h30 no cursinho pré-vestibular e, em seguida, seguia para as aulas na faculdade de Direito até às 22h.

"Não vou dizer que seria um bom advogado, mas passei por média em todas as disciplinas. Nunca fui um aluno brilhante, mantenho a constância. Também não deixava de sair com o pessoal da faculdade. Saíamos na sexta à noite, mas sábado de manhã estava acordado às 6h para fazer prova ou ter aula no cursinho. Não deixava de ir", conta.

Depois de um ano intenso de atividades e novos conhecimentos, João Gabriel diz ter ido mais seguro fazer a prova do Enem. No primeiro dia, o estudante terminou o exame em duas horas e meia. No segundo, ele fez em quatro horas e meia. "Acima do conhecimento, eu fui à prova conhecendo mais os meus limites. Às vezes, você tem que confiar na sua primeira resposta. Se ficar relendo, pode ficar mais nervoso e errar", afirma.

Nos estudos do cursinho do ano passado, ele se dedicou mais nos treinos da redação e a ajudar os colegas a tirar dúvidas. "Ficava feliz em ajudar e me ajudava também. Trabalhava meus erros com os erros dos outros".

João Gabriel diz que não conferiu o gabarito nos dois dias de provas e, no só dia 14 de janeiro, viu que alcançou 820 pontos. Com o bom desempenho, a comemoração foi antecipada, antes mesmo da lista de aprovados ser divulgada. Com a nota de corte de 789.24, João Gabriel ficou em sexto lugar dos aprovados do curso Medicina - Fortaleza.

Em 2015, com a vaga garantida no curso sonhado, o estudante vai ter de deixar de lado o vade mecum, pelo menos, por enquanto. "Um dia eu volto para terminar Direito", diz João Gabriel, que, agora, já pensa em conciliar a rotina de estudante de Medicina com a de Professor.