Estudante tenta medicina pela 7ª vez e realiza prova da Fuvest 'em segredo'

30/11/2014 - 10:01h

Jovem de Piracicaba tenta medicina na Fuvest escondido dos pais (Foto: Arquivo pessoal)
Jovem de Piracicaba se divide entre estudos para o Vestibular e curso de fisioterapia (Foto: Arquivo pessoal)

Uma estudante de 23 anos vai prestar o vestibular da Fuvest 2014 neste domingo (30) em segredo. A jovem de Piracicaba (SP), que tenta medicina pela sétima vez, não quis contar para família e para os amigos sobre a prova, porque já está no segundo ano de fisioterapia na Universidade de São Paulo (USP) e teme a reação de todos por aventar a possibilidade de abandonar o curso.

A jovem, que pediu para não ter o nome revelado, quer estudar medicina na Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto. "Este é um sonho que não quero deixar para trás", afirmou. E por causa dele, ela teve até um problema de saúde durante os seis anos de estudo e preocupação. "Desenvolvi gastrite e agora tenho que me cuidar", contou.

A decisão de fazer a prova do vestibular sem que ninguém saiba veio do forte desejo de seguir a carreira de médica. "Meus pais são contra essa minha insistência, então resolvi apostar mais uma vez sem que ninguém saiba", justificou.

Ela contou que desde 2008 tenta garantir uma vaga no curso, mas nunca conseguiu passar da segunda fase nas Universidades públicas. Este ano, entretanto, ela se considera mais preparada."Estou mais tranquila e madura. Já sou aluna de um curso superior em andamento e já tenho mais experiência com a dinâmica dos vestibulares", disse.

Desafio
Para a jovem, conciliar a  vida acadêmica, que já tem uma rotina de trabalhos, seminários e provas, com a preparação para um dos vestibulares mais concorridos do país, foi um desafio. "Há conteúdos que a Faculdade de fisioterapia oferece que até facilitam na hora de resolver algumas questões da Fuvest. Mas em outros casos, como as matérias de humanas, por exemplo, que não temos mais tanto contato durante o curso, foi preciso muito mais dedicação", finalizou.

Curso de medicina
O curso de medicina em São Paulo é a carreira mais concorrida da Fuvest 2015, segundo dados divulgados no dia 10 pela fundação que coordena o vestibular da USP. No total, 16.232 candidatos se inscreveram para disputar as 295 vagas no curso, o que representa uma concorrência de 55,02 candidatos por vaga.

O número de inscritos na Fuvest caiu 17,5% em relação a 2013 e é o menor dos últimos quatro anos, e representa a primeira queda em cinco anos. O resultado da primeira fase será divulgado no dia 22 de dezembro. As provas da segunda fase serão realizadas nos dias 4, 5 e 6 de janeiro de 2015.