Estudantes participam de seletiva para as olimpíadas de biologia no exterior

27/05/2014 - 15:57h

A Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) deu início à última etapa da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) para a escolha das equipes que vão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacional (IBO, na sigla em inglês) e Ibero-Americana (OIAB) de Biologia. O evento de abertura aconteceu no auditório do Conselho Regional de Biologia (CRBio-02) com a entrega das medalhas de honra ao mérito em biologia aos 15 primeiros colocados no ranking nacional da OBB. A IBO será na Indonésia, em julho, e a OIAB no México, em setembro.

Os estudantes classificados para essa fase foram: Allan Dos Santos Costa (Centro Educacional De Bauru, SP); Ana Luisa Smith Rocha (Colégio Militar De Salvador, BA); Anna Luisa Bezerra Santos (Colégio São José, BA); Bruno Almeida Costa (Colégio Farias Brito, CE); Deborah Giovanna Santana Rabelo (Colégio Farias Brito, CE); Euller Reis Farias (Associação Educacional Professora Noronha, MA); Gabriel Voltani Guedes (Colégio Etapa Valinhos, SP); João Gabriel Santos (Instituto Federal De Educação Ciência E Tecnologia - Campus Formosa, GO); João Pedro De Sena Nunes(Colégio Farias Brito, CE); Letícia Pereira De Souza (Colégio Ari De Sá Cavalcante, CE); Mario Anderson Alves Oliveira (Colégio Farias Brito, CE); Ricardo Palmeira Tenório Junior (Colégio Marista São Luís, PE); Seon Augusto De Souza Ferreira (Colégio Militar De Salvador, BA); Thiago Matheus Santos Rios (Instituto Federal De Educação Ciência E Tecnologia, BA); Vitor Muraki Ryoji (Colégio Etapa São Paulo, SP).

Destes, serão selecionados quatro estudantes para a IBO e mais quatro para a OIAB. Depois, os jovens, escolhidos para compor as duas delegações, participarão de um treinamento intensivo com Professores das Universidades do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Federal Fluminense (UFF) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os jovens terão aulas teóricas e práticas de Bioquímica, Biotecnologia, Microscopia, Ecologia, Genética, Histologia vegetal e Dissecção de vertebrados e invertebrados.

Segundo Rubens Oda, coordenador nacional da OBB, a competição internacional faz com que o Brasil evolua o seu nível curricular, aproximando-se dos países de ponta nessa ciência. “Dessa forma, estreitamos a ponte entre a universidade e o ensino médio, contribuindo para a divulgação de novas descobertas e para a aprendizagem científica”, explica.

Para a pesquisadora da Fiocruz e presidente da ANBio, Dra. Leila Macedo, as olimpíadas científicas são defendidas pela UNESCO e contribuem para a melhoria do ensino e para a inclusão social em diversos países do mundo. “Por esse motivo, é fundamental que escolas, professores, empresas, entre outras instituições, incentivem e apoiem a participação de nossos estudantes”, reforça.

Para o presidente do CRBio-02, Vicente Moreira Conti, as Olimpíadas de Biologia oferecem a oportunidade de descobrir futuros talentos em uma área de conhecimento que só tem crescido nos últimos anos. “O Sistema CFBio/CRBios se empenhou para que fosse realizado o evento por mais um ano, apoiando na divulgação e por meio de contatos com entes governamentais que, em um primeiro momento, não quiseram colaborar como habitualmente”, destaca.

- É prazeroso para o nosso Conselho poder receber e participar da OBB e ver estampado nos rostos desses futuros profissionais a vivacidade e a curiosidade de enfrentar outros jovens em uma disputa de conhecimento que visa, entre outros fatores, a consciência do quanto a ciência é importante para o ser humano – afirma Conti.

Para participar
Os alunos que têm interesse em representar o Brasil nas próximas edições das Olimpíadas Internacional e Ibero-Americana de Biologia devem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Biologia do ano que vem. O cadastro é bem simples. Primeiramente, é preciso que um Professor da escola se credencie pelo site da OBB (http://www.anbiojovem.org.br/obb/). Depois, esse mesmo professor inscreve cada aluno na olimpíada.

Podem participar jovens que tenham no máximo 19 anos, até o dia 1º de julho do ano corrente, com o ensino médio em andamento ou completo e que ainda não estejam matriculados numa instituição de ensino superior.

Apoio à iniciativa
Instituições e empresas que tenham interesse em incentivar a iniciativa da Associação Nacional de Biossegurança podem entrar em contato pelo e-mail olimpíadas@anbio.org.br ou pelos telefones (21) 2220-8678 ou 2215-8580.

Sobre a ANBio
A Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) foi criada em 1999 com o objetivo de difundir informações a respeito dos avanços da biotecnologia moderna e seus mecanismos de controle. No seu escopo de trabalho, estão a promoção do conhecimento relativo à biossegurança e de suas práticas, como disciplina científica, além da capacitação e orientação de profissionais que implementam a biossegurança em instituições de pesquisa e ensino da  área biomédica. ANBio na internet: www.anbio.org.br.

Fonte: Mercado da Comunicação