Estudantes precisam atravessar rio a nado para ir à escola na Índia

14/08/2014 - 12:01h

Estudantes atravessam rio levando o material escolar em sacos plásticos (Foto: Ajit Solanki/AP)

É uma viagem longa e molhada que 61 adolescentes fazem para ir até a escola no estado de Guzerate, na Índia. Para irem à aula, eles precisam nadar pelo rio Heran, onde a profundidade chega até a altura dos ombros. Todos os dias, meninos e meninas levam livros, cadernos e uma troca de roupa em sacos plásticos para cruzar o rio. Alguns deles vão acompanhados dos pais.

Alguns pais acompanham os filhos na travessia do rio (Foto: Ajit Solanki/AP)

Os alunos da escola Utavali dizem que a travessia do rio vale a pena para uma educação que pode ajudar a tirá-los da pobreza na Índia, onde pelo menos 700 milhões de pessoas vivem com menos de US$ 1,25  por dia.

Após a travessia, os alunos precisam ainda caminhar 5 km até a escola. A alternativa "seca" seria dar uma longa volta de 25 km. Não há transporte público na região.

Depois de passarem pelo rio, alunas caminham mais 5 km (Foto: Ajit Solanki/AP)

O diretor da escola dizem que os alunos estão tão determinados a aprender que nadam até em dias de temporal. Eles são autorizados a sair mais cedo da aula se o tempo estiver ruim. "Já pedimos ao governo a construção de uma ponte sobre o rio para os estudantes que moram na outra margem", disse o diretor Rajendra Purohit.

Segundo diretor da escola, estudantes fazem questão de não perder nenhuma aula (Foto: Ajit Solanki/AP)