Ex-campeão do SENAI de Itumbiara (GO) será um dos avaliadores da Olimpíada 2014

22/08/2014 - 15:01h

Competidor em Mecânica de Usinagem, Olimpíada 2012 (Foto: José Conceição)
Competidor em Mecânica de Usinagem, Olimpíada
2012 (Foto: José Conceição)

Um ex-campeão vai julgar uma das 58 ocupações que estarão em disputa na Olimpíada do Conhecimento 2014, na área de Tecnologias de Manufatura e Engenharias.

É o avaliador Rafael Soares, Professor do SENAI de Itumbiara (GO), que foi medalha de bronze (terceiro lugar) no campeonato mundial World Skills, de 2009 e campeão da etapa nacional. O jovem Rafael, hoje com 25 anos, competiu com mais 25 estudantes do mundo todo na categoria Soldagem.

O SENAI de Itumbiara enviará três competidores para a Olimpíada em Belo Horizonte, de 3 a 6 de setembro. Já o estado de Goiás, segundo ele, terá mais de 20 participantes nas provas.
Disse que a área de Metalmecânica ou Estruturas Metálicas é um setor importantíssimo na indústria nacional, pois mexe com todo tipo de metal, fazendo dobra, ajustagem e soldagem, por exemplo, de grandes caldeiras.

A área metalmecânica incorpora todos os segmentos responsáveis pela transformação de metais nos produtos desejados, desde a produção de bens até serviços intermediários, incluindo máquinas, equipamentos, veículos e materiais de transporte, como soldadura, fundição e usinagem.

Hoje em dia essa tecnologia vem avançando muito e criando muitas oportunidades de trabalho para os jovens alunos dos cursos técnicos do SENAI. É um trabalho muito bom de se fazer e uma área profissional que recomendo sempre para meus alunos, explica Rafael.

A área de Tecnologias de Manufatura e Engenharias tem o maior número de ocupações da Olimpíada. Das 58 ocupações em disputa nas provas, 18 serão dessa área. A competição, que serve como avaliação do ensino técnico no Brasil, vai receber 800 jovens estudantes disputando as melhores colocações nas provas de profissões técnicas ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária.

informe publicitário (Foto: Divulgação)