Exercitando os neurônios: Jogos de tabuleiro e de cartas podem funcionar como exercício para cérebro

28/07/2014 - 08:29h

Que tal aproveitar o intervalo de estudo para jogar uma partida de xadrez? Ou, então, desafiar um amigo em algum jogo de cartas? Pode não parecer, mas essas atividades podem te ajudar na preparação para as provas do Vestibular.

Segundo Paulo Bertolucci, chefe do setor de Neurologia do Comportamento da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), as práticas ajudam a manter o cérebro saudável e estimulam a capacidade de criar estratégias e resolver problemas, itens essenciais para o vestibulando.

"Nos jogos de tabuleiro e de cartas o jogador precisa calcular as possibilidades e decidir uma estratégia. Diante disso, a prática desses exercícios contribui para um cérebro mais produtivo", explica Bertolucci. "Mas que fique claro que isso deve ser feito paralelamente ao estudo (brinca)."

Pausas e descanso

Aprender a relaxar também é uma das dicas do neurologista para o vestibulando. "O relaxamento é algo que deve ser treinado durante todo o preparo do estudante. Nem sempre é fácil manter a calma, por isso é um exercício diário. Utilize alguma técnica de respiração. Elas ajudam a controlar a adrenalina e o estresse", aconselha o neurologista.

Fonte: Uol