Falta de luz em estacionamentos da UnB deixam estudantes com medo

25/03/2015 - 13:01h

Estacionamento sem iluminação da UnB junto aos pavilhões Anísio Teixeira e João Calmon (Foto: Gustavo Schuabb/G1)

Estudantes da Universidade de Brasília se queixam da falta de iluminação nos estacionamentos do campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. Postes dos estacionamento do Instituto Central de Ciências (ICC), o Minhocão, além dos Pavilhões Anísio Teixeira e João Calmon, não funcionam desde o início do semestre, dizem os alunos.

Rodrigo Engres, coordenador de manutenção de instalações elétricas da prefeitura do campus

O coordenador de manutenção de instalações elétricas da prefeitura do campus, Rodrigo Engres, contesta a informação. Segundo ele, o problema aconteceu na última segunda feira (23), e já foi corrigido. Nesta teça-feira, porém, a reportagem do G1 verificou que parte da iluminação dos estacionamentos do ICC Norte e dos pavilhões.

"Temos várias equipes que fazem ronda nos estacionamentos, identificando os problemas para que possamos corrigi-los", disse Engres. De acordo com ele, nenhuma queixa foi registrada na prefeitura por falta de iluminação no campus.

A estudante de comuncação organizacional Larissa Matos disse sentir medo com a situação. "Eu procuro sempre ir para o estacionamento com um grupo de amigos ou pelo menos com algum homem."

De acordo com a estudante, o medo aumenta quando o caminho precisa ser percorrido sem companhia. "Quando eu não consigo, eu saio com minhas coisas todas guardadas na mochila, ando olhando de um lado para o outro, sempre vendo se tem alguma pessoa suspeita ou perto do meu carro. Quando paro no quebra-molas é que eu coloco o cinto, porque vai que alguém me pega nesse intervalo que eu estou saindo?"

Larissa diz que a ronda de segurança aumentou, mas que não faz diferença perante a falta de energia. "Apesar de ver mais carros de segurança passando pelo campus, não me sinto protegida."

Outro estudante, que não quis se identificar, relata que o problema acontece também perto da Faculdade de Tecnologia (FT). Ele vai para a UnB de ônibus e o caminho da parada até a faculdade é percorrido no escuro. "O estacionamento inteiro fica às escuras. Com esses ataques recentes, vira um convite para o desastre."

Ataques
No último dia 16, uma aluna e uma professora foram agredidas por um morador de rua. Por conta das agressões, as aulas foram temporariamente suspensas. A Polícia Civil conseguiu uma medida cautelar, imposta pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), proibindo o morador de rua de transitar pelo campus.

Nesta terça, ele foi preso novamente, por urinar e mostrar or órgãos genitais para estudantes na universidade.