Festival Internacional de Robótica FLL é realizado pela primeira vez na Olimpíada

02/09/2014 - 19:01h

Competidores de robotica treinam para a prova de amanha (Foto: Thiago Rios Gomes)

Já começaram os testes com os estranhos robôs que disputarão amanhã e q uinta-feira as provas do 1ª edição do Festival Internacional de Robótica First Lego League (FLL), no Expominas, em Belo Horizonte. Em clima de descontração e muita música, alunos de escolas municipais, estaduais, federais e particulares, de várias nacionalidades, se reuniram com técnicos e mentores para celebrar a abertura do torneio.

Competidores com a coroa do ja venci (Foto: Thiago Rios Gomes)
Competidores com a coroa do ja venci

Em discurso, o Professor de Engenharia do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT), Woodie Flowers, um dos convidados especiais para o Festival, afirmou que o FLL é um modelo único para a educação do Brasil.  Após a cerimônia, os competidores realizaram uma série de treinos e testes. As provas que valem pontos acontecem nos dias 3 e 4 de agosto, também no Expominas.

Ao todo, o torneio irá reunir 210 estudantes de 9 a 16 anos, organizados em 23 times, sendo 18 equipes brasileiras e cinco convidadas de outros países - Áustria, Chile, Canadá, Estados Unidos e Estônia. O critério de seleção dos alunos foi com base nas melhores colocações no Torneio Nacional de Robótica FLL, times escolhidos por sorteios e outros convidados.

Filipe do Nascimento, de 13 anos. (Foto: Thiago Rios Gomes)
Filipe do Nascimento, de 13 anos

Mesmo ainda um pouco distante de prestar o vestibular, Filipe do Nascimento, de 13 anos, ingressou nas aulas de robótica pensando em sua carreira como Engenheiro. Ele contou com a ajuda dos colegas da Escola Silvério Sanches, em Itajubá (MG), para evoluir. Animado, contou sobre o robô que fizeram, ele tem uma base bem quadrada, para se alinhar com o sensor e ter mais mobilidade e facilidade para realizar as missões do torneio, disse.

Assim como ocorreu no Torneio Nacional, o tema será Fúria da Natureza. Os alunos desenvolveram robôs programados para ajudar a enfrentar desastres naturais, como tempestades e furacões. Serão realizadas três partidas de 2 minutos e 30 segundos para executar missões na mesa de competição com os robôs autônomos. As equipes serão avaliadas, ainda, pelo design e programação adotada, projeto de pesquisa, como soluções inovadoras para o tema proposto pelo FLL, e trabalho em equipe.

Informe publicitário (Foto: Reprodução)