FGV oferece 47 cursos de qualificação online gratuitos

09/07/2015 - 09:57h

Untitled Document

O FGV Online, programa de educação a distância da Fundação Getulio Vargas, disponibiliza 47 cursos de qualificação gratuitos, cinco deles com versão em espanhol. Os temas mais procurados são Administração, Direito, Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação & Marketing.

Desde 2008, quando a FGV se tornou a primeira instituição de ensino brasileira a figurar entre os membros do Open Educational Consortium (OEC) — um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo –, mais de 4,2 milhões de estudantes já foram certificados pelo programa. As visitas às páginas dos cursos já somam mais de 30 milhões.

No cenário de crise econômica com alto índice de desemprego, o vice-diretor da FGV/IDE, Stavros Xanthopoylos, destaca que os cursos, ao melhorar a formação acadêmica, podem ajudar o profissional a manter seu Emprego ou mesmo a conseguir uma nova contratação, até em uma área diferente.

“São cursos que abrem as portas para a empregabilidade e para avaliar mudanças de carreira. Há Universidades que já recomendam nossos cursos aos alunos como parte do conteúdo de suas avaliações, além de empresas que incentivam seus funcionários a fazer os cursos como parte de sua qualificação”, ressalta Xanthopoylos, complementando: “O conhecimento é um patrimônio individual que ninguém pode nos tirar, e os cursos online da FGV tornam os profissionais mais bem preparados, fator que melhora sua qualidade de vida”.

Perfil dos alunos

Os alunos que concluíram os cursos são majoritariamente na faixa dos 25 a 35 anos (47%). As mulheres representam 60% dos estudantes. A maioria mora na Região Sudeste do Brasil (58%). Há também alunos de fora do Brasil – são mais de sete mil, distribuídos em 106 países, principalmente Portugal e Angola.

A maioria dos alunos diz ter feito o curso para aumentar seus conhecimentos (48%), enquanto que, para outros 27%, o objetivo foi fazer uma breve atualização sobre uma determinada área. Já 25% dos inscritos tiveram o propósito de abrir novas oportunidades profissionais com o saber adquirido. Os alunos pesquisados também informaram que suas expectativas foram satisfeitas.

A maioria dos alunos (61%) nunca tinha estudado pela internet, mas todos disseram que recomendariam cursos online e que têm interesse em fazer outros.

Dos cursos oferecidos, seis foram patrocinados por empresas. A Icatu foi parceira nos cursos Como organizar um orçamento familiar; Como fazer investimentos — básico; e Como planejar a aposentadoria.

“Sabemos que estabelecer a cultura de educação financeira no Brasil é um grande desafio. Por isso, entendemos que é nossa responsabilidade, enquanto seguradora de pessoas, ajudar a promover essas mudanças na sociedade. O projeto com o FGV Online é uma importante ferramenta para ajudar a todos na reflexão sobre como poupar, investir e consumir de maneira inteligente e consciente”, afirma Rodrigo Padová, gerente de Marketing da Icatu Seguros.

O Walmart Brasil patrocina três cursos: Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão; Sustentabilidade, um valor para a nova geração: orientações para o Professor de ensino fundamental; e Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para gestores.

A FGV venceu, em 2012, o OCW People´s Choice Award na categoria Conteúdo mais Envolvente; e, em 2011, já havia recebido o mesmo prêmio, na categoria Instituição mais Inovadora e de Vanguarda. Quem estiver interessado nos cursos gratuitos do FGV Online deve se inscrever pela internet, na página http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/.

Fonte: www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos