Funcionários e alunos da Unicamp fazem ato contra reajuste salarial zero

21/05/2014 - 15:01h

Funcionários e alunos da Unicamp fazem protesto contra reajuste de 0% nos salários dos docentes e servidores da universidade (Foto: Fernando Pacífico/G1 Campinas)
Funcionários e alunos da Unicamp protestam na Praça das Bndeiras (Foto: Fernando Pacífico/G1 Campinas)

Cerca de 600 pessoas entre funcionários e alunos da Unicamp, em Campinas (SP), fazem um protesto na Praça das Bandeiras, em frente ao prédio da reitoria. A manifestação é contra a decisão das Universidades estaduais de reajuste zero para Docentes e servidores. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), a paralisação teve adesão de cerca de 2 mil profissionais de várias áreas. Procurada pelo G1, a instituição ainda não se manifestou sobre o protesto.

Um caminhão de som está sendo usado na manifestação, que conta com a batucada de alunos de institutos de graduação. Segundo o coordenador do STU João Raimundo Mendonça Souza, a categoria quer 10% de reajuste e 30 horas semanais para quem trabalha no setor da saúde. Caso não haja um acordo, uma greve por tempo indeterminado pode ter início após uma assembleia agendada para esta quinta-feira (22), às 12h.

Vimos esta mobilização, que não é só da Unesp, USP e Unicamp é da educação brasileira, afirma o estudante Mateus Guzzo, do curso de midialogia e integrante do  Centro Acadêmico do Instituto de Artes.