Funcultura (PE) abre inscrições de edital em parceria com o Programa Brasil de Todas as Telas

12/01/2015 - 10:19h

Untitled Document

As inscrições para o 8º Edital do Programa de Fomento ao Audiovisual de Pernambuco – Funcultura 2014/2015 estão abertas até o dia 4 de fevereiro. O edital oferece R$ 20,05 milhões em investimentos no setor audiovisual pernambucano, sendo R$ 8,55 milhões oriundos da suplementação do Programa Brasil de Todas as Telas, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), e o restante do orçamento do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura - Funcultura. Um total de 119 projetos será incentivado pelo edital.

Podem se inscrever empresas com sede em Pernambuco há, pelo menos, um ano, inscritas no cadastro de produtor cultural do Funcultura. São nove categorias para inscrição, e até quatro projetos diferentes podem ser inscritos por proponente, desde que em categorias ou subcategorias diferentes. As inscrições podem ser feitas por meio postal ou diretamente na Diretoria de Gestão do Funcultura.

Os recursos totais para longas-metragens somam R$ 9,83 milhões, sendo R$ 5,13 milhões aportados pelo FSA. As oportunidades estão divididas entre desenvolvimento de projetos, produção de ficção e animação, produção de documentários, finalização e distribuição.

Na categoria de produtos para televisão, os recursos totais são da ordem de R$ 5,62 milhões, sendo R$ 3,42 milhões pelo aporte do Programa Brasil de Todas as Telas, destinados a obras seriadas de ficção ou animação (minisséries ou microsséries), séries de documentários, séries de animação e telefilmes de documentário.

As categorias de curtas e médias-metragens, difusão, formação, pesquisa, preservação, desenvolvimento de cineclubismo e a categoria “revelando os pernambucanos” são financiadas com recursos próprios do Funcultura. Há ainda oportunidades com recursos exclusivos da Funcultura para telefilmes de ficção ou animação, obras seriadas de curta duração (interprogramas), programas de TV, desenvolvimento de obras seriadas contendo piloto e desenvolvimento de obras seriadas sem a necessidade de um piloto.
Suplementação de recursos do Brasil de Todas as Telas

O Programa Brasil de Todas as Telas é a maior e mais importante iniciativa de fomento ao setor audiovisual já desenvolvida no país, com recursos da ordem de R$ 1,2 bilhão, oriundos do Fundo Setorial do Audiovisual. Uma das ações, no eixo que visa fomentar a produção e difusão de conteúdos, busca estimular o desenvolvimento regional da produção brasileira por meio de parcerias com governos municipais e estaduais. Este ano, até R$ 95 milhões serão investidos na produção de obras selecionadas por editais de entidades e órgãos públicos de governos estaduais e prefeituras de capitais.
Informações no link http://www.cultura.pe.gov.br/wp-content/uploads/2014/11/8-EDITAL-AUDIOVISUAL-DE-PERNAMBUCO-2014_2015.pdf

Fonte: www.rets.org.br