Gabarito do Enem 2015 é motivo de memes e lamentos no Twitter

28/10/2015 - 11:02h

Enem 2015 - divulgação do gabarito ganha memes e lamentos no Twitter. (Foto: Reprodução/Twitter)

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC).

Liberados às 11h19, os dados levaram usuários do Twitter a fazer piadas com a expectativa e com o resultado de suas participações no Enem.

Espera pelo gabarito do Enem 2015 gera memes no Twitter. (Foto: Reprodução/Twitter)
MEC publicou o aviso da publicação dos gabaritos no Twitter. (Foto: Reprodução/Twitter)
(Foto: Reprodução/Twitter)

Gabarito, correção e números.

Repercussão do Enem no Twitter
O Enem gerou 3.792.577 menções no Twitter entre a manhã de sábado até a meia-noite do domingo (25). A maior parte das postagens tinha as hashtags #enem e #enem2015 – cerca de 2,5 milhões de tweets.

Dentre os assuntos abordados pelos internautas, estava o tema da redação: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. De acordo com a equipe do Twitter, foram 550.963 menções ao termo redação.

Nos comentários, havia comemorações pela relevância do assunto proposto pelo Ministério da Educação. A cantora Pitty usou sua conta para fazer elogios à escolha do tópico. Outros usuários da rede social criticaram o tema e usaram termos pejorativos, como “feminazi” e “enemfeminista”. Os deputados Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Marcos Feliciano (PSC-SP) acusaram o Enem de “doutrinação”.

Gráfico do Twitter mostra postagens entre sábado (24) e domingo (25). (Foto: Reprodução/Twitter)

Outro aspecto do Enem que fez sucesso no Twitter foram as histórias dos candidatos que chegaram aos locais de prova depois do fechamento dos portões. A hashtag #showdostrasados2015 gerou 246.529 posts no microblog.

Piadas sobre as questões que caíram no Enem também movimentarem a rede social. O termo #aprendinoenem teve 393.145 menções no fim de semana.

Enem 2015 - tema de redação leva a debate e polêmicas no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)
(Foto: Reprodução/Twitter)
Meme Enem 2015 (Foto: Reprodução/Twitter)
(Foto: Reprodução/Twitter)