'Gosto de aventura', diz aluno que irá à Antártica em projeto da Marinha

18/03/2014 - 15:54h

Elias Martini, 15 anos, conhecerá as pesquisas realizadas no continente.
Aluno de Porto Alegre foi vencedor de concurso ao lado de 3 outros jovens.

Elias foi um dos selecionados em concurso da Marinha e foi incentivado pelo professor Rafael (Foto: Luiza Carneiro/G1)
Elias foi um dos selecionados em concurso da Marinha que levará estudantes para a Antártica.
O Professor Rafael (D, na foto) incentivou o aluno (Foto: Luiza Carneiro/G1)

De malas prontas e com muita ansiedade, o estudante Elias Martini, de Porto Alegre, se prepara para a maior aventura de sua vida. O aluno de 15 anos foi um dos quatro vencedores de um concurso promovido pela Marinha e que levará os selecionados para visitar a Antártica. Nesta terça-feira (18), ele embarca para o Rio de Janeiro para participar de um treinamento antes da viagem ao continente gelado.

Além de Elias, foram selecionados Tamara Wolff Bandeira Klink, de São Paulo, ambos estudantes de escolas particulares. Pela rede pública, foram escolhidos Matheus Pinho Montavani Cerqueira, de Barbacena (MG), e Valdemir José da Silva, de Saloá (PE). Para participar do concurso, os estudantes tinham de enviar um vídeo que abordasse a preservação da Antártica.

Durante quase uma semana, Elias receberá treinamento em um barco que parte da cidade carioca para alto-mar. Depois do treinamento, o grupo viaja a Pelotas, no Rio Grande do Sul, para embarcar no avião cargueiro que levará para a Antártica.

Além da experiência inusitada de visitar o continente, Elias também se prepara para o clima que vai encontrar no local. O lugar mais frio que visitou foi o Canadá, em uma viagem que realizou com a família no último ano. “No total, vai dar duas semanas de viagem. Vão nos ensinar a usar as roupas, os equipamentos. Gosto de aventura”, contou Elias, tímido, ao G1.

Elias passará por treinamento no Rio antes do embarque (Foto: Luiza Carneiro/G1)
Elias passará por treinamento no Rio antes do
embarque (Foto: Luiza Carneiro/G1)

A participação no concurso foi incentivada pelo professor de física do Colégio Pastor Dohms, onde estuda. Rafael Irigoyen viu o edital do concurso em uma rede social e convidou o aluno para participar.

“A escolha do Elias foi a dedo porque ele atendia a vários requisitos. Sempre foi bom aluno, e a inscrição saiu no ano passado, em uma época em que o pessoal estava cheio de provas para fazer. Tinha de ser um aluno que tivesse autonomia e que falasse por si”, elogiou Rafael.

Juntos, desenvolveram uma pesquisa sobre o derretimento das geleiras. “Tinha de mostrar a importância da pesquisa na Antártica. Então, primeiro eu fiz uma pesquisa com várias informações sobre o derretimento de gelo, emissão de gás carbônico emitida pela humanidade”, contou o adolescente.

Como criatividade era um dos pontos pedidos no regulamento do projeto, a dupla resolveu congelar um bloco de gelo e inserir uma mensagem escrita em um papel. Enquanto o cubo derretia, um texto distribuía as informações da pesquisa. Ao final do vídeo, uma mensagem positiva sobre a Antártica surgia de dentro do gelo. A trilha sonora, totalmente instrumental, foi composta pelo próprio Elias. “Pedi ajuda do meu professor de violão”, completou.

Aluno quer usar experiência para morar no exterior no próximo ano

Elias viajou com os pais e a irmã Cecília em 2013 para o Canadá (Foto: Arquivo Pessoal)
Elias viajou com os pais e a irmã Cecília em 2013
para o Canadá (Foto: Arquivo Pessoal)

A aventura de Elias orgulha o pai, também Elias, e que é professor de educação física na mesma escola.

“Não foi uma surpresa. Ele sempre foi bem dedicado aos estudos. Sempre demos a maior força, é uma boa oportunidade”, ressaltou o pai.

Apesar de os últimos dias terem sido agitados, Elias tem uma rotina calma. Atualmente, além de cursas o segundo ano do ensino médio no Pastor Dohms, aproveita as tardes para jogar futebol com os amigos. Torcedor do Internacional, adora jogar videogame em casa e praticar violão. As notas são todas acima da média. Em 2015, o adolescente pretende morar fora em um intecâmbio proporcionado pela escola. O contato com o frio será a primeira aprendizagem de Elias na Antártica, já que ele quer morar no Canadá.

“É importante incentivar atividades diferentes. Às vezes ficamos atrelados à sala de aula e deixamos de enxergar outras oportunidades. É uma experiência única para a vida, viver isso aos 15, 16 anos é uma bagagem que ele vai levar para o resto da vida”, pontuou o professor Rafael.

Apesar da experiência na Antártica, Elias não pensa em cursar Faculdades relacionadas as ciências. “Acho que vou fazer administração, mas não tenho certeza”, ponderou.

Siga o Emprego-YouCan no Facebook

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin