Governo lança nesta quarta-feira segunda etapa do Pronatec

18/06/2014 - 09:46h

Objetivo do programa é ofecerer capacitação profissional para jovens.
Segundo governo, 72,6% dos alunos matriculados se declaram negros.

O governo federal lança nesta quarta-feira (4), em solenidade no Palácio do Planalto, a segunda etapa do Programa Nacional De Acesso Ao Ensino Técnico E Emprego (Pronatec), apelidada de “Pronatec 2.0” pela presidente Dilma Rousseff.

Em bate-papo com internautas em 8 de maio, Dilma já havia informado por meio do Facebook que o governo faria o lançamento da nova fase do programa. Neste ano, a presidente participou de cerimônias de formatura de alunos do programa em vários municípios.

O Pronatec é um programa voltado para a capacitação profissional técnica de jovens e adultos. Foi criado em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos, com a meta de realizar 8 milhões de matrículas.

De acordo com levantamento do governo, das 7,27 milhões de matrículas, 5,28 milhões são de alunos que se declaram negros (72,6%). Segundo o levantamento, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados com mais alunos matriculados.

O governo informou que os cursos mais procurados são os de auxiliar administrativo, operador de computador e almoxarife, entre os de duração curta (até dois meses). Entre os duração maior (dois a três anos), os mais procurados são os de técnico em segurança do trabalho, em logística e em informática.

Fonte: g1.globo.com