Green Nation Fest promove Seminários de Economia Verde e Criativa

13/08/2014 - 11:18h

De 8 a 11 de setembro, profissionais nacionais e internacionais falam sobre sustentabilidade

Estão abertas as inscrições para os Seminários de Economia Verde e Criativa, do Green Nation Fest. O evento de sustentabilidade acontece entre os dias 6 e 14 de setembro, no Museu da República, no Rio de Janeiro, e os seminários de 8 a 11. Serão quatro dias de debates e palestras em que se discutirão caminhos alternativos para um futuro sustentável. Profissionais e personalidades que se destacam no mundo por suas ideias ou realizações foram convidados a participar nas categorias Arquitetura e Design Sustentável, Urbanismo e Mobilidade, Moda e Sustentabilidade, Empreendedorismo Sustentável, Alimentação Saudável e Arte e Meio Ambiente.

Os seminários serão abertos no dia 8 de setembro com a mesa de ‘Mobilidade Sustentável’, que receberá os arquitetos e urbanistas Jaime Lemer e Nazareno Stanislau Affonso. Em seguida, o Green Nation Fest apresenta o painel de ‘Arquitetura e Design Sustentável’ com a participação do arquiteto italiano Saverio Panata e dos brasileiros Viviane Cunha, Marcelo Rosenbaum e Saverio é Professor do MIT - Massachusetts Institute of Technology - e associado do escritório de Arquitetura Carlo Ratti, responsável pelo projeto inovador de uma cidade sustentável na Arábia Saudita.

No dia seguinte, 9 de setembro, Moda e Empreendedorismo darão o tom dos debates da tarde. A estilista Chiara Gadaleta se junta com a baiana Marcia Ganem, que cria roupas de fibra reciclada e com Stephannie Oliveira e Petruska Canet, do projeto socioeconômico AWANA que produz bolsas a partir de papel. Juntas, elas vão apresentar seus trabalhos e novas perspectivas da ‘Moda Sustentável’. No mesmo dia, profissionais apresentam projetos inovadores na mesa de ‘Empreendedorismo Sustentável: De Pequenos a Grandes Negócios’. Neste painel, o cearense Joaquim Caracas promove a construção de lajes com plástico reciclado que garante a economia de 85% do uso de madeira. Além dele, estarão na mesa os designers da empresa Matéria Brasil, Anne Mello e Bruno Temer, falando sobre design de interiores sustentável. A empresária Deborah Gaiotto conta como produz flores comestíveis e brotos para decoração de pratos de chefs renomados. O americano Topher White finaliza o debate apresentando sua criação que já é sucesso na Indonésia: um dispositivo feito de celulares inutilizados que ajuda a combater o desmatamento.

A ‘Alimentação’ é discutida pela nutricionista Andrea Santa Rosa, no dia 10 de setembro. Na sequencia, ‘Arte e Meio Ambiente’ é o tema trazido pelos cineastas Silvio Tendler e João Amorim e pelo grafiteiro Alexandre Orion. Fechando a rodada de palestras, no dia 11, Céline Cousteau, neta do lendário oceanógrafo Jacques Cousteau, debate preservação e apresenta seu mais novo trabalho com tribos indígenas no Amazonas.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.greennationfest.com.br e as vagas são limitadas.

Sobre o Green Nation Fest
O Green Nation Fest é um evento de sustentabilidade que acontece bianualmente. A segunda edição será entre os dias 6 a 14 de setembro, no Rio de Janeiro. O festival levará para o Museu da República, no Catete, uma série de atividades interativas que prometem estimular o público visitante a contribuir de forma sustentável por um mundo melhor. O Green Nation Fest é realizado pelo CIMA-Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente, ONG que há mais de 20 anos desenvolve ações em parceria com instituições privadas, governamentais e multilaterais.

O Green Nation Fest conta com apresentação do Sebrae e patrocínios da Cedae, Maersk Oil, ThyssenKrupp, Banco do Brasil/BBDTVM, Solví Revita e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura. O evento tem apoio da TV Globo, Finep e Museu da República.

Sobre o Green Nation
A sustentabilidade, o futuro do planeta e os cuidados com meio ambiente são os fatores que movem o Green Nation. É um movimento preocupado com a qualidade de vida, que deu origem ao evento bianual Green Nation Fest, em sua segunda edição. A primeira, em 2012, recebeu 50 mil visitantes.

O Green Nation Fest conta com apresentação do Sebrae e patrocínios da Cedae, Maersk Oil, ThyssenKrupp, Banco do Brasil/BBDTVM, Solví Revita, Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura. O evento tem apoio da TV Globo, Finep, Granado e Museu da República.

SERVIÇO:
Seminários Internacionais sobre "Economia verde e criativa"
Inscrições: www.greennationfest.com.br
Local: Auditório do Museu da República - Rua do Catete, 153