Grupo dá as costas a secretário de Educação na Assembleia de SP

27/10/2015 - 16:01h

Professores dão as costas para a bancada onde o secretário da Educação Herman Voorward discursava na Assembleia Legislativa de São Paulo (Foto: Roney Domingos/G1)

MUDANÇA NO ENSINO
Rede estadual de SP será reorganizada

Professores da rede estadual de ensino viraram de costas para o Secretário Estadual de Educação de São Paulo, Herman Voorward, durante audiência pública na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (27). Na sessão está sendo discutido o projeto de lei do Plano Estadual de Educação, que vai definir as diretrizes na área pelos próximos dez anos.

Além do secretário, participou da audiência a presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel. A entidade é contra a reorganização dos alunos das escolas estaduais por ciclo, medida detalhada nesta segunda-feira (26) pelo governo.

Uma das principais críticas diz respeito ao fechamento de 94 escolas estaduais, que ganharão outros usos na área de educação. A rejeição às mudanças anunciadas também levou o governador Geraldo Alckmin a ser vaiado nesta terça, durante visitada à cidade de Campo Limpo Paulista (veja no vídeo abaixo).

Na Assembleia, manifestantes começaram a vaiar e gritar palavras de ordem contra assim que o secretário começou a apresentar as propostas do governo.

Em agosto, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) enviou à Assembleia Legislativa o projeto de lei 1038/2015, sobre o Plano Estadual de Educação.

A proposta deveria ter sido aprovada em 24 de junho, como estabelecido pelo Plano Nacional de Educação, sancionado em 2014. Mas ainda não foi aprovada pelos deputados estaduais paulistas.

A proposta apresenta 23 metas a serem cumpridas dentro dos dez anos de vigência da lei. Entre as metas, está a inclusão de um novo modelo de currículo para o Ensino Médio.
"Outra novidade é a proposta de criar um Centro de Estudos Avançados para a formação do professor, com parcerias com Universidades (estaduais e federais), que garantam a certificação dos cursos", diz a Secretaria da Educação.

O Plano Estadual de Educação estabelece ainda metas para a alfabetização de crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental.