HISTÓRIA DO VALE É CONTADA EM LIVRO COM RECEITAS TRADICIONAIS

09/12/2014 - 09:21h

Untitled Document

Publicação apresenta pratos da culinária que acompanha o desenvolvimento da região

O Projeto Trilhas Culturais, da Universidade de Taubaté (UNITAU), lançará o livro “Sabores do Vale” na Câmara Municipal da cidade no dia 11 de dezembro, às 20h, no Espaço Georgina de Albuquerque, localizado na Avenida do Povo, nº 208.

O segundo volume da série traz dez receitas tradicionais da região, que acompanharam a origem da população valeparaibana. Bolinho de farinha de milho, paçoca de lambari, torresmo, feijão tropeiro, entre outros pratos foram pesquisados, fotografados e compilados num livro recheado de receitas saborosas. Sendo assim, alunos, pesquisadores, culinaristas e a comunidade poderão, a partir desses registros, conhecer e valorizar os diversos aspectos da identidade do Vale do Paraíba.

No lançamento, haverá uma mostra com as fotografias dos pratos e dos entrevistados que ajudaram na construção do livro. A exposição ficará aberta entre os dias 12 e 17 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O Projeto Trilhas Culturais é coordenado pelo Prof. Ms. João Rangel Marcelo com a parceria de alunos bolsistas da Universidade. O projeto existe há mais de 15 anos e já conta dois livros publicados, diversas exposições fotográficas e vídeos publicados em canais de internet e na TV Câmara de Taubaté.

“O Trilhas Culturais é um projeto que tem contribuído significativamente para a documentação e preservação de nossa cultura. Cada vídeo, cada foto, cada depoimento nos revela a beleza e a generosidade de nosso povo. Estamos muito felizes em poder mostrar tudo isso para a população de Taubaté”, disse o Prof. João Rangel.

Mais informações podem ser obtidas no facebook.com/UnitauTrilhas ou no link do evento:  http://scup.it/72lm.

Fonte: Projeto Trilhas Culturais/UNITAU