Institutos Federais de Tecnologia irão participar da OC 2014

28/08/2014 - 17:01h

Alunos treinando para a ocupação Inseminação Artificial (Foto: Divulgação Instituto Federal do Sul de Minas)

A Olimpíada do Conhecimento receberá, pela primeira vez, competidores dos Institutos Federais de Tecnologia disputando em três ocupações ligadas as Engenharias Agrícola e Pecuária. Serão 40 estudantes, de cinco Institutos, representando Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro e Espírito Santo, os estados mais tradicionais no ensino técnico em agropecuária.

Os alunos foram selecionados por afinidade com as ocupações de Irrigação, Inseminação Artificial em Bovinos e Agrimensura para disputar a 8ª Olimpíada do Conhecimento, que será realizada de 3 a 6 de setembro, em Belo Horizonte (MG). De acordo com Éder Sacconi, técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, os Institutos têm recebido apoio incondicional do SENAI para o treinamento dos competidores e participação na Olimpíada.

Recebemos o convite após a aproximação realizada no torneio de 2012 e desde então também estamos trabalhando para inserir essas ocupações na etapa mundial Word Skills.
No início de agosto as equipes dos Institutos Federais receberam capacitação específica sobre a competição e o desempenho e padrões internacionais exigidos nas provas.

Os competidores da ocupação Irrigação deverão montar quatro sistemas de irrigação pré-definidos; nas disputas em Agrimensura os alunos farão levantamentos topográficos e identificação de relevo; já os estudantes de Inseminação Artificial em Bovinos vão usar manequins nas etapas iniciais e, por fim, deverão realizar a inseminação em animais.

Informe publicitário (Foto: Reprodução)