“Quando você vive o ‘nós’, seu ‘eu’ é recompensado”

25/08/2015 - 09:03h

Entre o “nós” e o “eu” não existe uma disputa – apenas um elo em que a motivação do “nós” favorece o “eu”. Achou complicado? Entenda na história de Flavio Augusto.

Acompanhando a trajtória de Flavio Augusto, temos algumas pistas sobre os resultados de ser motivado pelo “nós”. A palavra é quase mágica na vida do empreendedor serial, fundador da Wise Up e do MeuSucesso.com, proprietário de um time americano de futebol, o Orlando City Soccer, e autor do mais recente sucesso editorial no mundo dos negócios, o livro Geração de Valor.

Aposto que você está pensando que este é um homem de sorte. Talvez seja mesmo. Só que ele correu muito atrás dos seus sonhos.

Com 18 anos, Flavio Augusto se apaixonou por uma linda moça.  Essa foi a primeira vez que o “eu” passou a ser secundário e o poder do “nós” foi descoberto. Com essa motivação, saiu em busca de horizontes nunca imaginados por um jovem da periferia do Rio de Janeiro, cujo destino inicial era seguir a carreira paterna e ser militar. Flávio queria voar muito mais alto que isso, mas, para começar, só queria ter o dinheiro para levar a namorada ao cinema.

Começou fazendo bico em uma escola de inglês. Seus recursos eram limitados, mas a vontade não: ele comprava do próprio bolso as fichas de telefone público que usava para conquistar alunos.

Esse quase Emprego de vendedor comissionado foi a grande inspiração para seu futuro empreendedor. Enquanto crescia profissionalmente na mesma escola, até tornar-se diretor em quatro anos, observou muito o mercado. Avaliou que os profissionais adultos precisavam ter inglês fluente em curto prazo, mas os cursos ofereciam apenas opções de longo prazo.

Flavio não falava inglês e nunca foi professor, mas resolveu entrar nesse nicho inexplorado e fundou a Wise Up: escola de inglês rápido para adultos.

Até aí, a namoradinha do cinema já havia se tornado esposa. Ao lado de Luciana, com um capital de R$ 20 mil do cheque especial e sem fiador para o aluguel, abriu a primeira escola no Rio de Janeiro em 1995.

“SONHE ALTO, MAS NÃO TENHA VERGONHA DE COMEÇAR PEQUENO”

Determinação e coragem eram o grande trunfo de Flávio. O crescimento veio com o esquema de franquias e, com mais de 400 unidades espalhadas em 6 países, a Wise Up tornou-se a maior escola de inglês para adultos da America Latina. Em 2013, ele vendeu a empresa para a Abril Educação por R$ 877 milhões e, com a negociação, tornou-se o segundo maior acionista da Abril Educação.

Compartilhar conhecimento e gerar valor

Em 2011, morando nos EUA, Flávio comandava a Wise UP à distância e, por sentir falta de maior contato com as pessoas, começou a desenhar uma nova história de amor. Queria de novo ampliar o “nós” e fundou o projeto Geração de Valor, onde compartilha conhecimentos de empreendedorismo em vídeos e redes sociais. O GV, como também é conhecido, é um canal de comunicação com 20 milhões de visitantes únicos por semana, cujo sucesso reafirma seu propósito de incentivar gente que sonha alto como ele.

“SE UMA ÚNICA PESSOA MUDAR DE VIDA, o TEMPO INVESTIDO VALERÁ A PENA”

Batendo uma bola com Kaká

A vida nos Estados Unidos acabou atraindo novas oportunidades: Flavio virou também motorista. Quando começou a levar o filho, jogador de futebol, a seus compromissos, Flávio descobriu o mundo dos times americanos. Novamente, o olhar atento do empreendedor vislumbrou um nicho pouco explorado.

Pesquisando o mercado, descobriu que lá havia mais de 20 milhões de praticantes de futebol – só que essa realidade ainda não era valorizada como negócio. Que maluco investiria em um time de futebol nos EUA? Flavio. Em 2012, ele comprou 85% das ações do Orlando City Soccer, na época um time da terceira divisão local.

Definiu uma estratégia empresarial, conquistou novos investidores e o apoio do governo da Flórida. Em seguida, contratou o jogador Kaká e conseguiu incluir seu time na elite do futebol norte-americano, a MLS – Major League Soccer.

Escola online de insights em negócios

O que envolve tanto “nós” quanto uma torcida de futebol? Incentivar mais gente a pensar no coletivo. E porque Flavio Augusto nunca sonha sozinho, resolveu compartilhar seu sucesso com jovens tão inspirados quanto ele.

Com a experiência super positiva do Geração de Valor, lançou em 2014 o MeuSucesso.com, uma escola online de insights em negócios, com cases de grandes empreendedores e metodologia baseada na prática. Funciona como uma rede social com serviço de assinatura de cursos e incentivo ao networking. Com apenas um ano de atividade, mais de 50 mil alunos já passaram pelas salas de aula virtuais, em mais de 20 países.

“AS PESSOAS DEVEM SER PROTAGONISTAS DE SUAS VIDAS”

Em novembro de 2014, Flavio Augusto ampliou ainda mais o foco no “nós” e lançou um livro com os melhores artigos do seu blog, com 100% dos direitos autorais destinados a reformar escolas do Nordeste. O livro Geração de Valor está há 40 semanas consecutivas na lista dos mais vendidos do Brasil.

Pois é. Aquele menino da periferia do Rio de Janeiro, que só queria um trocado para levar a namorada ao cinema, veio a se tornar o autor de negócios mais vendido de 2015.

Que o “nós” seja sempre maior!

Assista ao vídeo do Day1 de Flávio Augusto acima em HD.

Este conteúdo ajudou você?

Fonte: Endeavor