Lilyan Berlim palestra na Católica

05/08/2014 - 08:54h

O Espaço Multiuso do Campus II da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu, na sexta-feira (1º), a visita da artista plástica e professora de estamparia Lilyan Berlim. Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Lylian é autora do livro Moda e Sustentabilidade, uma reflexão necessária. E foi justamente o assunto de seu livro o tema central da palestra ministrada aos alunos do curso de Tecnologia em Design de Moda e da pós-graduação em Design, Moda e Consumo durante sua passagem pela UCPel.

Ao definir sustentabilidade como uma proposta de alterar a percepção das pessoas para um mundo mais justo, Lilyan destacou que o debate que leva a questão para além do âmbito econômico, antes tem muito a ver com comportamento, sobretudo de forma coletiva. No contexto, ela explanou diversas alternativas que tornam possível trazer a moda e o design para a esfera sustentável. “Preservar não quer dizer ‘não tocar’. Quer dizer ‘saber usar’”, explicou.

Não importa se o termo é Moda Sustentável; Moda Ética; Ecodesign em Moda ou Design, Inovação e Gestão Responsável. De acordo com Lilyan, se a moda é uma maneira de comunicar, ligar e relacionar, cabe aos profissionais do segmento pensarem em produtos ecologicamente corretos. “Design é quando você pensa com as mãos e quando as mãos agem com o cérebro. É a relação entre o fazer e o pensar”, afirmou. “Trabalhar com Moda e Design Sustentável não é trabalhar com tampinha de garrafa ou cuidar do lixo de ninguém. Existem outras disciplinas e projetos que utilizam essas técnicas. É pensar os produtos justamente para que não haja detritos”.

Atualmente, Lilyan Berlim faz parte do corpo Docente do curso de pós-graduação em Design, Moda e Consumo da UCPel.

Currículo

Ela também leciona, entre outras instituições, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), nas Universidades Veiga de Almeida, no Centro Universitário La Salle (Unilasalle), na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Centro Universitário Uninovafapi e na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Ela coordena a pós-graduação em Design de Moda da Unilasalle/RJ, é parecerista das revistas Moda Palavra, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); e Iara, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/SP). Gestora do curso de Moda Contemporânea em Paris, ministra aulas nos museus do Louvre, L´Orangerie, Centro George Pompidour e outros, assim como na ESMODE Paris, além de trabalhar como designer têxtil desde 1984 desenvolvendo estampas e projetos para marcas do Rio de Janeiro.

Fonte: Universidade Católica de Pelotas (UCPel)