Locutor cego recebe bolsa integral do Prouni e se prepara para cursar direito

02/02/2015 - 10:01h

Antonio Cezar trabalha como voluntário em rádio de Américo Brasiliense (Foto: André Luiz Padilha/Arquivo Pessoal)
Antonio Cezar trabalha como voluntário em rádio de Américo (Foto: André Luiz Padilha/Arquivo Pessoal)

Antonio Cezar Ribeiro, de 49 anos, é cego e está há mais de 30 afastado das escolas, mas essa distância vai diminuir em março, quando as aulas do Centro Enem) e foi aprovado no Programa Universidade Para Todos (Prouni) com bolsa integral para o curso de direito.

"Fiz o Enem para concluir o Ensino Médio, não estudei", contou. Mesmo sem um preparo específico, ele obteve 940 pontos na redação e afirmou que poderia ter se saído ainda melhor se o Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, oferecesse a acessibilidade digital.

"Fui ao Ministério Público pedir para fazer a prova em um computador, mas o Inep alegou que teria problemas com os sintetizadores de voz e fiz a prova com um ledor, em uma sala individual. Ele ia lendo as questões e eu dizia as respostas. Fiz a redação em braille, ditei e aí transcreveram para o cartão. Fazia tempo que não usava braille e o processo todo demorou. Tive de chutar questões por conta do tempo gasto na redação e acho que perdi pontos", criticou.

Amigos da rádio homenagearam Antonio no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)
Amigos da rádio fizeram homenagem no Facebook
após desempenho no Enem (Foto: Reprodução)

Acostumado com computadores, Ribeiro afirmou que preferia cursar direito a distância, porém ainda há poucas opções nessa área. "Um amigo vai me dar um notebook para eu levar às aulas, mas, com o barulho da sala, é difícil deixar o sintetizador de voz em um volume baixo, que é o mais recomendado", contou. Ainda assim, pretende prosseguir com a Faculdade e já está reunindo a documentação necessária para a matrícula.

Apoio
Nascido em Santa Catarina, Ribeiro morou em São Paulo e se mudou para Américo Brasiliense (SP), onde vive atualmente e atua como voluntário na rádio comunitária Maranathá. "Sou locutor desde 1991 e participava da programação em Américo esporadicamente, mas, há cerca de um ano, tenho um programa diário", contou.

Para ele, o apoio dos companheiros de rádio antes e após a prova fez diferença, assim como a página de datas comemorativas que mantém. "Escrevo bastante para o site e acho que isso serviu de base para a redação", afirmou. De acordo com o RankBrasil, que reúne recordes nacionais, a coleção de dias especiais de Ribeiro é a maior do gênero no país.