Ser Universitario
 

Manutenção aeronáutica tem provas com turbina de avião e helicóptero

02/09/2014 - 19:01h

Helicoptero Esquilo AS 350B (Foto: Thiago Rios Gomes)
Helicoptero Esquilo AS 350B (Foto: Thiago Rios Gomes)

Os fãs de aeronaves também têm um ótimo motivo para marcar presença na Olimpíada do Conhecimento, que acontece entre os dias 3 a 6 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte. Na seção de Transporte e Logística, o público poderá ver de perto um helicóptero e uma turbina de um avião. E, ainda, acompanhar de perto a manutenção das aeronaves, observar seus motores, caldas, hélice, e caixa principal de transmissão.

São tarefas difíceis de se ver sendo executadas no dia a dia, mas que são bastante comuns para os mecânicos de aeronaves, convidou o avaliador do departamento, Marcos Antônio Escareli, de São Paulo.

O avaliador Marcos Antonio mostra a turbina de aviao (Foto: Thiago Rios Gomes)
O avaliador Marcos Antonio mostra a turbina de aviao (Foto: Thiago Rios Gomes)

Durante a competição, alunos de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina irão se revezar em seis provas. A primeira será a inspeção de um esquilo AS350 B, um helicóptero monoturbina leve, para cinco ou seis passageiros e um piloto, seguido de uma inspeção boroscópica do motor (serviço de análise de imagens de dispositivos internos e visualmente inacessíveis de grandes equipamentos, do compressor e da turbina). Na terceira prova, os alunos irão mostrar tudo que aprenderam nas aulas do SENAI construindo uma parte da estrutura de uma aeronave, ainda não revelada, com chapas metálicas. Nessa prova, eles vão fazer os cortes, as dobras, e todo o resto, disse o avaliador.

A prova elétrica é dividida em duas partes. A primeira é a construção de uma parte da cablagem (instalação de sistemas de cabeamento), dos conectores e pinos. Já na segunda, os alunos terão que identificar os erros da parte elétrica, em uma maquete. Em seguida, os competidores irão remover corretamente e instalar todos os componentes da aeronave, como os hidráulicos, mecânicos e elétricos.

Informe publicitário (Foto: Reprodução)



Fonte: G1


Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias