Medalhistas de matemática terão bônus no Ciência sem Fronteiras

07/05/2014 - 19:01h

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (07) que os medalhistas da Olimpíada de Matemática terão pontos a mais para concorrer a bolsas de estudo no exterior pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, bancado pelo governo federal.

O anúncio foi feito durante discurso na cerimônia de premiação dos melhores colocados na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Ela não detalhou, no entanto, como funcionará o bônus, nem a partir de quando estará valendo.

"O que eu quero dizer para vocês é que nós pontuaremos todos aqueles que tiverem medalha de ouro na Olimpíada de Matemática. [Eles] terão mais pontos do que os que não tiverem [medalha], por um critério muito simples que é o seguinte: a gente sabe que quem teve medalha de ouro na Olimpíada de Matemática tem uma determinada competência e essa competência tem de ser aproveitada para o país", justificou a presidente.

Ela disse ainda que os medalhistas tem de ter a oportunidade de "estudar lá fora" e de ter um "curso diferenciado".

A presidente não entrou em detalhes de como funcionará esse sistema de bônus, nem a partir de quando estará valendo.  Ela esclareceu somente que quem tiver duas medalhas terá ainda mais pontos de quem só teve uma, e assim sucessivamente. Dilma explicou também que, mesmo que o aluno ganhe a medalha ainda no 6º ano, quando ele for se candidatar a uma vaga do Ciência sem Fronteiras, já no ensino superior, essa medalha também será contabilizada, independente de quando ela foi ganha.

A presidente afirmou também que haverá uma segunda etapa do Ciência Sem Fronteiras.

O Ministério Da Educação confirmou que esse sistema de bonificação é novo, mas também não soube informar detalhes. A Secretaria de Imprensa da Presidência da República não retornou até a publicação esta matéria.

Salário de Professores
Em seu discurso, Dilma voltou a defender a valorização dos professores e disse que é importante o governo gastar em custeio na educação, para garantir qualidade. "Nós temos de pagar professores bem. Talvez no Brasil nós não tenhamos tanta necessidade de uma coisa como de ter Professor bem pago", afirmou.

Na avaliação de Dilma, pagar bem o professor será algo estratégico para o Brasil nos próximos anos. Por isso, afirmou Dilma, os royalties do pré-sal devem ser gastos para esse fim.

Segundo informações do site da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), na sua 9ª edição 47.144 escolas inscreveram seus alunos na 1ª fase da competição. Ao todo, foram 18.762.859 inscritos, de 99,35% dos municípios brasileiros.

Foram entregues na premiação 500 medalhas de ouro, 1,5 mil de prata, 4,5 mil de bronze, além de 46,2 mil menções honrosas.

Instituto de Matemática
No discurso de entrega das medalhas, Dilma também anunciou que o governo federal vai oferecer recursos destinados à ampliação do Instituto de Matematica Pura e Aplicada (Impa) para melhorias do programa de formação de jovens talentos. Ela não anunciou valores.

Durante a cerimônia, os jovens estudantes registraram o encontro com celulares e fizeram cerca de 30 "selfies" com Dilma. A presidente também deu autógrafos durante os cumprimentos aos 500 alunos medalhistas de ouro em matemática.