Meditação diária: um guia com 5 passos para você relaxar em qualquer hora e lugar

19/11/2013 - 20:40h

O livro "Sua Meditação", de Barbara Ann Kipfer, desmistifica a meditação. Com ele, você conseguirá colocar a prática em sua rotina diária

Medite!

Pesquisas mostram que a meditação diária reduz o estresse, atenua dores, melhora a concentração, protege o peito... Em muitos casos, porém, a dificuldade está em começar esse exercício mental. Para superar barreiras e introduzir a prática no cotidiano das pessoas, Barbara Ann Kipfer escreveu o livro Sua Meditação, que traz milhares de dicas, citações e mantras. "Você deve iniciar com só alguns minutos e prolongar esse tempo quando se sentir confortável. Qualquer pausa no dia para ficar atento à respiração já deixa a pessoa mais calma e consciente", diz a autora da obra, já disponível no Brasil. Mas, se a ideia é esvaziar a cabeça para aliviar algum problema mental, procure um expert. "Essas atividades precisam receber orientação de um psicólogo ou psiquiatra", reforça Elisa Kozasa, psicobióloga do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Leve o guia para casa

Sua meditação

Autora: Barbara Ann Kipfer

Editora: Odisseia Editorial

Preço sugerido: R$ 29,90

A receita para meditar

Cinco orientações básicas para se dar muito bem com a técnica:

1- Postura

Mantenha a coluna ereta e escolha uma posição confortável. Pode ser com as pernas cruzadas ou sentado numa cadeira, por exemplo.

2- Som ambiente

Nas primeiras tentativas, quando é complicado manter a concentração, músicas tranquilas são uma boa, pois ajudam a relaxar.

3- Mantras

Algumas vertentes utilizam essas frases, que são entoadas várias vezes. Sua função é desocupar a mente e manter o foco.

4- Respiração

O ponto central da meditação está no entra e sai de ar. É importante ficar bem atento a esse processo, de modo a reduzir a tensão.

5- Local

Escolha um lugar tranquilo, sem muito barulho. Desligue o telefone e peça para ninguém interrompê-lo.

Compartilhe com seus amigos no Twitter e no Facebook

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br