Menores bebem álcool em trote de universidade privada em Piracicaba

09/02/2015 - 15:01h

Calouros da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), entre eles menores, foram flagrados consumindo bebida alcoólica na manhã desta segunda-feira (9), quando começaram as aulas para cerca de 11 mil alunos da instituição em Piracicaba (SP). Entre os estudantes que participavam do trote fora do campus, a reportagem flagrou dois adolescentes de 17 anos e um rapaz de 19 que estava tão embriagado que não tinha condições de dizer quem havia lhe dado a bebida.

Calouros passam mal após consumo de álcool durante trotes (Foto: Claudia Assencio/G1)
Veterana dá água para calouro que passou mal
após beber em trote (Foto: Claudia Assencio/G1)

Apesar de proibidos dentro do campus desde 1998, os trotes ainda acontecem fora dos muros da Unimep. Os jovens foram flagrados consumindo álcool no entorno da universidade, próximo a um bar localizado no bairro Cecap. A instituição informou que realiza atividades de integração com os estudantes, mas não permite o trote dentro da unidade.

De acordo com os participantes da recepção aos calouros, os trotes teriam começado por volta das 8h e reuniram estudantes de, pelo menos, seis cursos da universidade, entre eles cinema, nutrição, direito, relações internacionais, psicologia e administração. Nos grupos que se formavam durante a atividade na rua, era possível visualizar jovens segurando garrafas de vodka.

Durante o trote, o calouro de 19 anos que não sabia quem havia lhe dado álcool passou mal. Uma veterana deu água para o rapaz enquanto outros estudantes cortaram o cabelo dele.

Instituição
A Unimep informa em sua página na internet que o trote é proibido na instituição por determinação de portaria interna desde 1998 e que estimula a realização de outras atividades de integração dos calouros na vida universitária, como arrecadação de alimentos e iniciativas socioambientais. A universidade informou que o estudante que sentir-se lesado deve procurar os funcionários identificados com camisetas e crachás da Unimep para fazer a reclamação.

O pró-reitor de extensão e assuntos Universitários da Unimep, Josué Lazier, disse que a instituição reprova qualquer tipo de trote ou atitude de violência. Em relação às bebidas alcoólicas, ele disse que os calouros são orientados pelos coordenadores dos cursos já no primeiro dia de aula a tomarem cuidado com atividades de recepção realizadas também fora do campus.

Trote Unimep (Foto: Claudia Assencio/G1)
Rapaz segura garrafa de vodka durante trote com alunos da Unimep (Foto: Claudia Assencio/G1)