Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde da Unesc entre os melhores do Brasil, segundo Capes

16/12/2013 - 12:40h

Os mestrados e doutorados da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, conquistaram destaque nacional esta semana com o resultado da Avaliação Trienal 2013 da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) entrou para uma seleta lista de PPGs com nota 6, (o máximo é 7). Apenas sete programas possuem conceito 6, sendo seis de Universidades estaduais ou federais e apenas a Unesc como Universidade Comunitária. A Unesc é a única instituição de Santa Catarina, além da UFSC, que tem um programa conceito 6.

Já o mestrado do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) também cresceu na avaliação da Capes, conquistado o conceito 4, igualando ao conceito do doutorado do Programa.

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, o resultado positivo é fruto de anos de dedicação da Universidade na área de pesquisa, com investimentos na formação e sustentação de Grupos de Pesquisa e demais projetos de fomento. “Todos os programas de Mestrado e Doutorado da Unesc foram positivamente avaliados e se constituem em importante referência para a região, nas áreas específicas. O PPGCS se destacou nesta última trienal e vem trabalhando com afinco desde a sua constituição para o alcance deste resultado de excelência”, afirmou.

Luciane analisa que o bom desempenho do PPGCS também é resultado da dedicação do grupo de pesquisadores e aos alunos de iniciação científica, mestrandos e doutorandos e demais colaboradores do programa. “A Unesc tem na pesquisa uma importante referência, para que associada ao ensino e a extensão, torne a Universidade cada vez melhor. E este resultado colocou a instituição em destaque no cenário nacional da pesquisa em Ciências da Saúde”, comentou. O mestrado do PPGCS foi criado em 2004 e o doutorado em 2007.

Entenda

Na Avaliação Trienal 2013, referente ao período de 2010 a 2012, foram analisados 3.337 programas de pós-graduação, que compreendem 5.082 cursos, sendo 2.893 de mestrado, 1.792 de doutorado e 397 de mestrado profissional. O processo foi realizado durante o período de 30 de setembro a 25 de outubro, quando cerca de 1,2 mil consultores estiveram reunidos na Capes, distribuídos nas comissões de área de avaliação.

Entre os critérios da avaliação estão infraestrutura, proposta do programa, análise do corpo Docente e discente, produção científica e quantidade e qualidade das dissertações e teses. O PPGCS da Unesc é um dos programas que mais produz pesquisas científicas no Brasil. A cada três anos, todos os cursos em funcionamento são reavaliados pela Capes.

Siga o Emprego-YouCan no Facebook

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin

Fonte: Imprensa Unesc