Michelle Obama visita Japão para defender educação de meninas

18/03/2015 - 09:01h

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, chega ao Japão nesta quarta-feira (18) (Foto: Issei Kato/Reuters)

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, chegou nesta quarta-feira (18) a Tóquio para uma visita de vários dias ao Japão, sua primeira viagem ao arquipélago desde que seu marido, Barack Obama, foi eleito presidente.

Um dos objetivos da visita de Michelle é reafirmar a importância acordada pelos dois países à educação, especialmente das meninas, em todo o mundo.

A capital japonesa é o primeiro destino de uma viagem pela Ásia que a levará a Kioto (oeste) para visitar famosos locais de culto, a Osaka, para se encontrar com funcionários diplomáticos americanos, e ao Camboja, onde estará nos dias 21 e 22 de março.

Barack Obama viajou ao Japão em abril do ano passado, mas sem Michelle, que ficou em Washington com as filhas do casal.

A primeira-dama, que aterrissou às 17h locais (5h de Brasília) no aeroporto de Haneda, se reunirá em Tóquio com o primeiro-ministro Shinzo Abe, e posteriormente com sua esposa, Akie Abe, para participar de um encontro com estudantes japoneses.

A primeira-dama americana está envolvida em uma campanha pública para arrecadar fundos e apoiar o ensino de adolescentes nos países nos quais as meninas têm dificuldades para ter acesso à educação.