Ministro da Educação convida Carlos Nobre para ser presidente da Capes

16/04/2015 - 17:01h

Carlos Nobre será o novo presidente da Capes (Foto: Reprodução/NBR TV)
Carlos Nobre será o novo presidente da Capes
(Foto: Reprodução/NBR TV)

O Professor e pesquisador Carlos Nobre será o novo presidente da da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério Da Educação responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação pelo país e pelo programa de Intercâmbio Ciência sem Fronteiras.

Nobre recebeu nesta quarta-feira (15) o convite do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, para assumir o cargo. Ele exercia desde fevereiro de 2011 a função de Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Especializado em climatologia, Carlos Nobre entra no lugar de Jorge Guimarães, que deixa a Capes após 12 anos. Ele é formado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com doutorado em meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Nobre já atuou na Capes como  como coordenador da Comissão de Cursos Multidisciplinares de 2006 a 2008" período em que Janine Ribeiro foi diretor de avaliação do órgão.

Carlos Nobre é um dos maiores cientistas brasileiros, com forte experiência na coordenação da área interdisciplinar da Capes. Ele também é uma referência importante no debate ético sobre vida e sustentabilidade", destacou o ministro da Educação em nota divulgada pelo MEC.