Mostra Nanoarte da UFSCar participa de festival internacional na Romênia

25/09/2014 - 18:01h

Bolas de tênis são feitas a partir de imagens de prata (Foto: Ricardo Tranquilin e Rorivaldo Camargo/ Arquivo Pessoal)
Bolas de tênis feitas a partir da prata (Foto: Ricardo Tranquilin e Rorivaldo Camargo/ Arquivo Pessoal)

Nove quadros da mostra Nanoarte, criada por técnicos e pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foram selecionados para o 3º Festival Internacional de NanoArt, que ocorre na Romênia até domingo (28). O evento faz parte da 10ª Conferência Internacional sobre a Física de Materiais Avançados na Universidade Alexandru Ioan Cuza. As imagens já foram levadas a várias partes do Brasil e do Mundo.

A Noanoarte mistura ciência e conceitos artísticos em figuras que surgem de imagens feitas a partir de matérias como prata e ouro. No processo de criação os pesquisadores utilizam um microscópio eletrônico de varredura e o Photoshop para colorir.

Um dos idealizados do projeto, Ricardo Tranquilin, explicou que a ideia surgiu com a proposta de deixar a ciência mais atrativa e acessível. Nosso objetivo é divulgar a ciência, fazer exposições em escolas e bibliotecas e mostrar como ela pode ser interessante, disse.

Os quadros expostos na Romênia, que também recebem a assinatura do designer Ênio Longo, já passaram por Nova Iorque (EUA), San Sebastian (Espanha), Castellón (Espanha) e Tel Aviv (Israel). Segundo Tranquilin, esta é a terceira vez que eles são convidados pelo organizador.

Goma de mascar vista pelo um microscópio eletrônico de varredura (Foto: Ricardo Tranquilin e Rorivaldo Camargo/ Arquivo Pessoal)
Zirconato de bário sintetizado em laboratório (Foto: Ricardo Tranquilin e Rorivaldo Camargo/ Arquivo Pessoal)