Negócio a Negócio projeta 10 mil atendimentos para este ano

07/04/2014 - 11:40h

Acadêmicos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) vêm agregando experiência profissional associada a ganhos financeiros. Através do Negócio a Negócio, projeto desenvolvido em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), novas oportunidades estão abertas tanto para estudantes quanto para empreendedores individuais e microempresários, que passam a contar com consultoria gratuita de quem ainda cursa o ensino superior.

A troca de experiência associada a bons ganhos vem atraindo muitos interessados. Tanto que no ano passado a UCPel conseguiu realizar nove mil atendimentos, com visitas a mais de 3 mil empresários da região Sul do Estado. A consultoria, totalmente gratuita, é dividida em ciclos como visita de coleta de dados, diagnóstico e sugestão de ferramentas de qualificação. Um novo ciclo é repetido para a realização da análise do que foi possível ser implementado, nova coleta de dados para comparação de diagnóstico e acompanhamento final.

De acordo com o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), Professor Samuel Ongaratto, a meta para 2014 é aumentar o número de atendimentos, chegando aos 10 mil. “Além do auxílio de consultoria, o projeto ainda apresenta para empresas informais os benefícios e oportunidades da formalização”, explica.

O programa hoje atinge 30 municípios da zona Sul do Estado e irá aumentar seu número de consultores de atuais 30 para 50. Conforme Ongaratto, para este ano o programa terá verba de R$ 350 mil para remunerar acadêmicos que participam do projeto como agentes de orientação empresarial, que recebem R$ 35,00 por atendimento realizado. Além disso, os selecionados para integrar o Negócio a Negócio ainda participam de cursos de capacitação e recebem todo o material informativo.

Empresários interessados em receber a consultoria podem solicitá-la junto à UCPel, pelo telefone (53) 2128-8292 e no SEBRAE, pelos números (53) 3225-0541 e (53) 3227-0060.

Experiência ainda na academia

Para a acadêmica do terceiro semestre do curso de Direito, Geisebel Gouveia, de 39 anos, a atuação no Negócio a Negócio vem servindo, principalmente, para trabalhar o poder da argumentação. “No início cheguei a pensar em desistir, de tantos 'nãos' que ganhei no início de minha atuação”, lembra. Mas, logo em seguida, avaliou que através de uma abordagem diferenciada seria mais bem-sucedida em seus atendimentos.

A mudança de estratégia deu certo e hoje Geisebel realiza diversos atendimentos mensais. Segundo ela, o principal ponto positivo do programa é aumentar a vontade do empresário de aprender a gerir o próprio negócio. “Geralmente o pequeno empresário sabe fazer, mas não sabe administrar e é aí que podemos auxiliar”, comenta.

Um dos pontos fortes do Negócio a Negócio, na avaliação da acadêmica, são os materiais e cursos gratuitos oferecidos aos empresários que aceitam participar do programa. “Várias vezes chegamos às empresas e os empresários acreditam que não têm condições de participar de um projeto como esse. Mas depois da experiência do Negócio a Negócio acabam procurando outros programas oferecidos pelo Sebrae”, diz.

Atualização constante

O empresário Luis Henrique Thomaz, responsável pela concessionária de veículos Taian, avalia o programa como uma forma de retomar pontos que, devido à correria do dia a dia, acabam ficando esquecidos. “É importante para o gestor fazer uma parada para refletir, encarar a possibilidade de repensar novas formas de gestão”, argumenta.

Luis Henrique, mesmo com 22 anos de experiência na área de vendas de veículos, define o projeto como positivo, principalmente para empresários com mente aberta, que conseguem entender a importância da informação para auxílio na tomada de decisão. A empresa integra o Negócio a Negócio desde o ano passado e é responsável pela comercialização das marcas Hafei e Jin Bei em Pelotas.

Siga o Emprego-YouCan no Facebook

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin

Fonte: Universidade Católica de Pelotas