No AM, encerra prazo para entrega de documento do Bolsa Universidade

17/01/2015 - 05:01h

Candidatos classificados para vagas do Programa Bolsa Universidade devem entregar a documentação necessária para a adesão ao projeto até este sábado (17). Ao todo, 6.493 pessoas foram contempladas com bolsas integrais e parciais de 75% e 50%, em cursos de nível superior de 14 instituições parceiras em Manaus. A lista com os nomes dos contemplados já está disponível no Portal do Candidato.

Os candidatos devem entregar a documentação na sede da Espi, localizada na Avenida Professor Nilton Lins, 3259, Bloco D, Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul de Manaus, das 8h às 14h.

Ainda segundo a prefeitura, somente com a entrega dos documentos o candidato tem a garantia da vaga.

Os candidatos devem apresentar os documentos de identificação e comprovante de renda de todos os membros da família declarados na inscrição (CPF e RG para maiores de idade, e Certidão de Nascimento para menores de idade). Também deve ser apresentado o comprovante de residência.

O candidato precisa levar, ainda, a Declaração de Renda Familiar. Este documento pode ser impresso direto do Portal do Candidato. Nessa declaração, deve ter especificado a renda de todos que residem no mesmo domicílio, conforme atividade exercida pelos moradores.

De acordo com a diretora, os estudantes de primeiro período precisam levar o comprovante de aprovação em Vestibular para o ano letivo de 2015. Já os alunos que irão cursar a partir do segundo período devem entregar declaração ou documento que comprove vínculo com a instituição de ensino. A declaração precisa ter sido expedida em data não superior a 90 dias.

Neste processo, 51.711 pessoas se inscreveram para concorrer a 6,8 mil bolsas integrais e parciais de 75% e 50%. Em 2014, o número de inscritos foi de 38.620 mil candidatos. O aumento é de 33,8%.

O Programa Bolsa Universidade prevê cota de 5% das vagas para pessoas com deficiência. Nesse caso, os candidatos, no ato da entrega dos documentos, devem apresentar, também, um laudo médico com o CID (Código Internacional da Doença), emitido por uma Junta Médica Oficial - original ou cópia autenticada. O Bolsa Universidade também reserva 2% das vagas para os idosos com idade a partir de 60 anos.