Noite Argentina lota FESO Pro Arte

19/08/2015 - 17:21h

Untitled Document

As apresentações que reuniram o melhor da música, dança, poesia, culinária e imagens argentinas impressionaram o público que compareceu ao Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP) no dia 15 de agosto, em mais uma edição da série Concertos de Gala: a Noite Argentina. O evento trouxe à cidade o diplomata Sebastián D'Alessio, do Consulado Geral da República da Argentina no Rio de Janeiro. “É uma honra estar em Teresópolis, e a parte mais linda dessa homenagem é ter essa casa lotada. Estou emocionado porque pude encher meu coração, aqui no Brasil, com a cultura Argentina”, declarou Sebastián, que levou bailarinos do Instituto Cultural Brasil-Argentina para uma exibição do mais tradicional tango, tornando a noite realmente especial.

O Professor Jorge Bragança, presidente do Conselho do Centro Cultural, abriu o evento dizendo que “com este encontro queremos homenagear não só os argentinos mas também os brasileiros que estão aqui”. A primeira atração da noite foi o recital da Oficina de Poesia e Criação da FESO Pro Arte, seguida da apresentação de balé com Carolina Cox e Núcleo de Dança. A energia e o canto do Coral FESO Pro Arte também arrancou muitos aplausos da plateia.

A atração principal do evento foi o recital apresentado pelos músicos Ricardo Santoro (violoncelo), Sheila Zagury (piano) e José Staneck (gaita). “Esta foi uma das melhores apresentações que já fiz na FESO Pro Arte, com este público tão animado”, observou Ricardo Santoro, que há cerca de dez anos compartilha seu talento na música no palco do Centro Cultural. Para encerrar a noite, os presentes contaram com a degustação de comida típica através do apoio do Restaurante Viva Itália!

Exposição

Paralela à Noite Argentina aconteceu a abertura da exposição “Entre Fios e Figuras”, da Oficina de Gravura da FESO Pro Arte e do Atelier de Tecelagem, sob a curadoria de Dirceu Weber e Silviane Lopes. Entre as expositoras estava a agrônoma Marcela Ortiz, peruana que atualmente mora no Brasil e participa das oficinas. Segundo ela, seu trabalho na tecelagem traz desenhos e cores fortes, “o que têm muito a ver com a minha origem, e tenho esta atividade como uma terapia para mim. Estes eventos convidam a população a despertar sua criatividade, e oferecem atividades acessíveis a todas as pessoas, uma excelente iniciativa”, elogiou.

A exposição vai até o dia 15 de setembro, com visitação gratuita das 9h às 19h, na Galeria de Arte do Centro Cultural (Rua Gonçalo de Castro, 85 - Alto). Mais informações pelo telefone (21) 2644-5770 .

Fonte: Unifeso