Nova técnica educacional pretende ajudar alunos em Cabo Frio, no RJ

01/07/2014 - 17:01h

Professores receberam treinamento sobre novidade (Foto: Anneliese Lobo/Ascom Cabo Firo)
Professores receberam treinamento sobre novidade
(Foto: Anneliese Lobo/Ascom Cabo Firo)

A equipe técnico pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, está se reunindo para dar agilidade na identificação de alunos com dificuldades de aprendizagem. Para isso, a Divisão de Educação Inclusiva do Departamento de Gestão Pedagógica (DEGEPE) desenvolveu o Protocolo de Rastreio Breve.

Com o novo protocolo é possível realizar triagem com os alunos do 1º ao 5º Ano de escolaridade, com dificuldade de aprendizagem e viabilizar recursos necessários que possam sanar e/ou minimizar  as dificuldades. De acordo com a responsável pela Divisão de Educação Inclusiva do município, Jocélia Pinho, durante o período de maio a julho de 2013, 141 profissionais participaram da capacitação para aplicação dos protocolos, sendo 41 orientadores educacionais, 52 supervisores, 23 professores dos Centros de Educação Especial e 25 professores das salas de recursos multifuncionais.

Neste ano, os encontros para orientação de como aplicar e interpretar os resultados obtidos no protocolo também já estão sendo realizados. Cada profissional recebeu um material impresso com todas as orientações necessárias, inclusive com as atividades para serem utilizadas durante a triagem. O próximo encontro acontecerá no dia 30 de julho, das 8h às 12h, no Centro de Estudos Natália Caldonazzi.