Novas tecnologias levam carona solidária a estudantes e pais

30/03/2015 - 18:01h

Para evitar o trânsito, economizar combustível e até fazer novos contatos, estudantes de colégios e Universidades de São Paulo têm recorrido às chamadas caronas inteligentes. Além das costumeiras "camaradagens" entre pais ou colegas, agora eles usam sites e aplicativos que auxiliam no processo.

O Colégio Bandeirantes, na zona sul de São Paulo, foi pioneiro. A instituição adotou neste mês uma plataforma que interliga os pais por proximidade física e idade dos filhos. A tendência é que o sistema se expanda para pelo menos outras seis escolas, que já se cadastraram, como o Santa Cruz e Piaget, ambos da capital, mas que ainda não o implementaram.

A proposta já teve adesão de grande parte dos pais, segundo o colégio. O perfil dos usuários é o dos que enfrentam dificuldades com o rodízio de placas, horários variados de saída dos filhos ou até mesmo a demora do trajeto que hoje fazem as peruas escolares. "Agora tenho a possibilidade de encontrar outros pais cujos horários batem com os das minhas filhas", disse a funcionária pública Gláucia Cotait, de 49 anos, mãe de gêmeas.

Hoje, as meninas vão ao Bandeirantes com a perua, mas devem aderir ao sistema. A principal reclamação de Gláucia é o horário diferenciado - às vezes uma sai mais cedo do que a outra e precisa ficar esperando.

Como os registros são feitos com a matrícula dos alunos, o sistema é fechado somente a quem realmente estuda no local. O primeiro passo, no caso do site Caronetas, adotado pelo Bandeirantes, foi realizar um mapeamento de endereços dos pais para identificar quais moravam em um mesmo bairro.

A analista de marketing Regina Jorge, de 43 anos, já oferece e recebe caronas mesmo antes de o Colégio Piaget, na zona norte, implementar o uso do site. Além de levar seu filho Leonardo à escola, dá carona a dois colegas do garoto. Em dias alternados, os pais desses colegas levam Leonardo para a escola. A expectativa é que o sistema encoraje outros pais. "Há menos carros nas ruas, ainda mais em uma região complicada como a do colégio, em uma travessa da Avenida Imirim. Também ajuda os alunos a conhecer colegas de outras classes e outras idades", comentou.

Prática antiga, jeito novo

Nas universidades, as redes sociais sempre tiveram grupos para encontrar carona. A novidade é a "sistematização" e a tentativa de se criar mais segurança com os aplicativos. O preparador físico Ronaldo Finotti, de 45 anos, aproveitou sites como o Tripda para pedir e oferecer as caronas que já adotava desde a graduação. Morador da zona norte, ele oferece pelo site viagens para Universitários da Unicamp e da Puccamp, em Campinas, uma vez que trabalha na cidade com uma equipe profissional de vôlei.

O valor que cobra pelas viagens (R$ 17) serve para custear o combustível e o pedágio. "É ótimo porque tem companhia, tem assunto na viagem", afirmou Finotti.

A coordenadora de marketing Daiane Rocha, de 23 anos, também já pegava caronas na graduação, quando se deslocava de Alphaville, região metropolitana, até a Faculdade Anhanguera, na região central da capital. Agora as oferece. "Fiz vários amigos em caronas na faculdade que hoje também estão na área e até ajudam e tiram dúvidas. Posso dar carona a um estudante que daqui a pouco vai ser profissional."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Uol