Olimpíada de Astronomia faz sucesso em site de apoio coletivo

20/05/2014 - 07:42h

João Garcia Canalle, Professor da UERJ e astrônomo responsável pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), conseguiu arrecadar fundos para a compra de um planetário  digital por meio de um site de apoio coletivo na internet. O aparelho custa R$50.000.

O intuito da instituição é utilizar o planetário digital para difundir as ciências astronômicas entre alunos e Professores em todo o Brasil.

Segundo o astrônomo, o equipamento irá propiciar melhor capacitação dos educadores participantes dos Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREA), beneficiando milhares de estudantes dos ensinos fundamental e médio. Esse programa itinerante de capacitação de professores foi iniciado em 2009. Até hoje, foram realizados 48 encontros, capacitando quase 5 mil professores. “O planetário será importantíssimo para melhor capacitar os professores na arte de reconhecimento do céu”, relata Canalle.

- Atualmente, utilizamos o céu real. Mas nem sempre ele está disponível devido às nuvens ou à enorme poluição luminosa das grandes cidades. Outras vezes, usamos uma projeção do céu através de uma simples apresentação de power point – explica Canalle.

Segundo o astrônomo, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI) sempre foram grandes parceiros da olimpíada. Ele ressalta que estas instituições financiam a OBA há anos. Porém, não dispuseram de recursos para comprar o Planetário Digital. Diante disso, veio a ideia de fazer uma "vaquinha", um conhecido sistema de apoio coletivo dos brasileiros. “Como o preço do equipamento é alto, tivemos que fazer essa ‘vaquinha’ de forma eletrônica”, diz.

- Ficamos muito gratos a todas às centenas de doadores que nos ajudaram a realizar este projeto - completa o astrônomo.

Fonte: Mercado da Comunicação Tiberius Drumond