PM vê seu nome no listão da Uepa, mas instituição diz que houve erro

17/01/2015 - 09:01h

Vestibular Uepa William Lima Mendes Moju (Foto: Uepa)
Nome de candidato ainda consta na lista de aprovados disponível no site da Uepa (Foto: Uepa)

A última segunda-feira (12) foi um dia de muita festa para William Lima Mendes: logo cedo, ele conferir o nome dele na lista dos aprovados no Vestibular 2015 do curso de pedagogia noturno da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Mas o sonho de cursar o ensino superior não durou muito. No mesmo dia, o policial militar que atua no município de Abaetetuba recebeu uma ligação da instituição informando que havia ocorrido um erro e ele não tinha sido aprovado. A Uepa confirmou o engano

"Ligaram para ele dizendo que houve um engano, que ele não havia passado e sim uma moça. Ele ficou sem saber o que fazer na hora, e aí me procurou. Ele fez comemoração, comprou carne, bebida, chamou os amigos, família, várias pessoas, tirou foto com todo mundo. O que foi mais interessante é que a Uepa simplesmente fez uma ligação telefônica, em poucas palavras deu a notícia e pronto, acabou", afirmou o advogado de William, Augusto Barata.

A universidade afirmou que uma candidata que não consta na lista de aprovados ficou em 5° lugar na disputa para o curso no campi do município de Moju. Por serem apenas 14 vagas, William, que havia sido classificado em 14° lugar, teria caído para 15° e saído da lista de aprovados. Segundo o advogado de William, o cliente quer que a Uepa apresente a correção das provas dele e da concorrente.

"Nós não estamos exigindo a vaga para ele, nós queremos saber quem realmente foi aprovado, porque a Uepa disse que houve um problema no sistema e esse problema gerou a listagem errada. Nós vamos exigir em juízo que a Uepa apresente as provas dos dois candidatos, qual foi a falha no sistema, onde se registrou, quais os prejuízos. A gente precisa constatar que houve um erro, mas em todo caso, já configurou o dano moral, e isso vai ser cobrado", disse Barata.

O advogado entrou com um requerimento administrativo na última quinta-feira (15) solicitando as notas de William e da outra candidata. A Uepa chegou a apresentar as notas, mas Barata vai entrar na Justiça para pedir uma investigação mais profunda do caso. Na manhã deste sábado (17), o nome de William ainda constava na lista de aprovados disponível no site da Uepa.

Instituição confirma engano
A Uepa confirmou, por meio de nota, que houve uma correção na situação do candidato William Lima Mendes, do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia no município de Moju, e o engano na aprovação foi comunicado ao candidato. Na ligação, a Uepa afirma ter solicitado que fosse protocolado requerimento no Campus de Moju para que a instituição possa prestar esclarecimentos e tomar as providências que se fizerem necessárias. A Uepa diz que ainda aguarda a manifestação.