Por olimpíada de biologia, estudantes deixam de lado a Copa

02/07/2014 - 23:01h

Se muitos brasileiros estão buscando acompanhar os jogos da Copa do Mundo de Futebol, um grupo de estudantes deixou de lado as partidas para participar de outra competição: a Olimpíada Internacional de Biologia (IBO, na sigla em inglês). De 4 a 13 de julho os jovens estarão em Bali, na Indonésia, para representar o País.

A delegação é representada por Allan Dos Santos Costa (Centro Educacional De Bauru, SP), Bruno Almeida Costa (Colégio Farias Brito, CE), João Gabriel Santos (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Campus Formosa, GO) e Thiago Matheus Santos Rios (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, BA). Os líderes da equipe são os Professores Rubens Oda, José Carlos Pelielo e Daniel Henrique de Souza.

Os estudantes foram destaque na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) e passaram por treinamento intensivo com professores das Universidades do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Federal Fluminense (UFF) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Leila Macedo, presidente da Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), instituição responsável pela OBB, diz que o grupo está tão motivado que não se importa em perder os jogos da Copa. A meritocracia na Educação realmente levou esses estudantes a abrirem mão da paixão pelo futebol, diz.

Estudantes que têm interesse em participar da olimpíada nacional de biologia do ano que vem devem pedir a ajuda de um professor, que faz o cadastro pelo site da OBB. Podem participar jovens com ensino médio em andamento ou completo " que não estejam matriculados em instituição de ensino superior.

Olimpíadas Escolares – Educação

Fonte: Terra