Portas abertas para ideias inovadoras

05/12/2014 - 08:38h

Untitled Document

E tudo começou muito antes de junho de 2013. Posso dizer que começou até mesmo, antes da existência da internet, antes de disseminarmos a palavra “rede social”. O espírito inovador nasce da inquietação humana, está presente naquele que é capaz de olhar para o lado e enxergar o outro ser humano como igual e, assim, entender que somos “parte” de um “todo”. Pessoas com olhar revolucionário, que lutam pelos seus ideais sempre existiram por todos os lados. Com o crescente envolvimento dos jovens através das redes sociais, diversos pequenos movimentos jáaconteciam espalhados, dando indícios ao que estava por vir. Outros 30 centavos jácustavam uma pequena revolução dentro de uma escola em São Paulo, crianças e adolescentes fizeram a revolução do pão de queijo, muito antes da grande manifestação que despertou os brasileiros para essa nova juventude global. A diferença, hoje em dia, é que estamos todos conectados.

Vale lembrar a revolução do pão de queijo no Colégio Arquidiocesano em São Paulo, em 2011.

Muitas pessoas tem ideias transformadoras que podem ajudar a solucionar problemas modernos e  melhorar a condição de vida da sociedade porém, uma ideia sem ação não serve de nada, somos seres pensantes e ter uma ideia genial é tão fácil como mascar um chiclete mas, esquecê-la e ignorá-la é mais fácil ainda. Colocar em prática, agir e transformá-la em realidade é um desafio que o ser humano está o tempo todo aprendendo a lidar. Nos Estados Unidos, um empreendedor que fracassou é visto com bons olhos, pois eles entendem que o fracasso faz parte de um processo para se alcançar o sucesso. Já  no Brasil, temos uma cultura diferente, que penaliza aqueles que tentam fazer algo, desvalorizando o fracasso e tornando assim um ambiente hostil para os que desejam inovar.  Inovação exige ter coragem, enfrentar  as dificuldades e acreditar na  força da superação.

Conheça as ideias transformadoras do pessoal de Shoot The shit, jovens inovadores, que se dedicam a criar soluções criativas de engajamento coletivo cujo objetivo é melhorar a cidade de Porto Alegre. Eles ganharam o prêmio The World Cities Day Challenge do Jornal The Guardian. Os brasileiros competiram com 36 cidades como Londres, Toronto, Barcelona e Bogotá entre outras.

A juventude está mudando o cenário da inovação, hoje em dia vivemos em um mundo de superexposição de informações, escolher qual aplicativo baixar no celular é uma escolha de 1 para 1 milhão, a missão de decidir qual carreira seguir, qual música ouvir, qual produto comprar, tornou-se uma tarefa muito complexa, a possibilidade de uma decisão não dar certo começou a fazer mais sentido para essa nova geração, estão aprendendo a lidar melhor com as falhas e escolhas sem vitória, abrindo o leque para se arriscar e colocar em prática seu potencial criativo.

As portas estão abertas para idéias inovadoras, onde pequenos grupos podem causar grandes transformações. Coloque sua ideia em prática, acredite no seu potencial e descubra que muitos estarão ao seu lado no auxílio para melhorar o mundo.

O pensamento é o ensaio da ação. (Sigmund Freud)

Fonte: atdigital.com.br