PPG em Política Social promove workshop sobre proteção social de transfronteiriços

25/07/2014 - 08:32h

O Grupo de Pesquisa sobre Política de Assistência Social e Fronteira do Rio Grande do Sul, do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (PPGPS/UCPel), promove, no dia 27 de agosto, workshop intitulado O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a proteção social de transfronteiriços no Rio Grande do Sul.

O encontro é destinado a gestores, técnicos e conselheiros de Política Social das cidades gêmeas da fronteira gaúcha participantes do estudo e representantes de grupos de pesquisa vinculados ao tema. A coordenação é da professora Vini Rabassa da Silva.

De acordo com Daiane Ugoski, doutoranda do PPGPS, e da mestranda do Programa, Glória Dravanz, o objetivo é discutir e refletir sobre os resultados da pesquisa realizada pelo grupo, associadas à situação de vida em fronteira, e os limites e possibilidades para garantir a proteção social aos cidadãos transfronteiriços indocumentados. É a primeira vez que se discute o tema em âmbito de Universidade no Estado.

Entre os destaques da programação está a participação do vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos para Assuntos de Cidades das Regiões Fronteiriças e prefeito de Bagé, Dudu Colombo, e também da assistente social da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Rio Grande do Sul (STDS/RS) e professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Eunice Maria Viccari. Ambos participarão do painel Impasses e perspectivas para o SUAS na fronteira do Rio Grande do Sul.

A atividade será realizada na sala 425 C, Campus I da UCPel, das 8h30min às 17h30min.

Confira a Programação:

8h30min – Abertura

9h – O SUAS e a proteção de cidadãos trasfronteiriços: resultados de um estudo em cidades gêmeas da fronteira gaúcha

10h – Coffe-Break

10h30min – Discussão em grupo por eixos do estudo apresentado

11h30min – Plenária

12h30min – Almoço

14h – Painel: Impasses e perspectivas para o SUAS na fronteira do Rio Grande do Sul

Painel I - Dudu Colombo, prefeito de Bagé e vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos para Assuntos de Cidades das Regiões Fronteiriças;

Painel II - Eunice Viccari, professora da UNISC e assistente social da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Rio Grande do Sul (STDS/RS);

15h30min – Debate

16h – Encaminhamentos/Encerramento

16h30min – Coffe-Break

Programação Complementar

Na parte da noite, das 18h às 22h, será ofertado o minicurso As dimensões do trabalho do assistente social no Sistema Único de Assistência Social: o diálogo como método, para o aprofundamento de um dos temas pertinentes à formação profissional para a atuação na Política de Assistência Social.

A atividade será ministrada por Eunice Viccari, convidada do workshop promovido pelo Programa. O minicurso é voltado para alunos de Serviço Social e Política Social, e profissionais da área. Para obter o certificado de 4h, o investimento é de R$ 25 para alunos da UCPel e R$ 30 para estudantes visitantes e profissionais. As inscrições podem ser realizadas no site da UCPel até o dia 10 de agosto, através do link ucpel.edu.br/extensao.

Fonte: Universidade Católica de Pelotas (UCPel)