Prazo para inscrição no vestibular da UFRGS termina nesta segunda-feira

13/10/2014 - 09:01h

UFRGS fachada (Foto: Ramon Moser/Divulgação)
UFRGS abre inscrições para o Vestibular 2015
(Foto: Ramon Moser/Divulgação)

Termina nesta segunda-feira (13) o prazo para fazer inscrição no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O horário limite vai até as 23h59. Para participar do concurso, o candidato deve acessar o site da instituição e efetuar o pagamento da taxa de R$ 110.

São quase quatro mil vagas, cerca de 70% do total oferecido, para 90 Cursos De Graduação. O restante é destinado ao Sistema De Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem).

As provas estão marcadas para os dias 4, 5, 6 e 7 de janeiro. Os exames serão aplicados em Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí. São aplicadas questões das seguintes áreas do conhecimento: física, literatura de língua portuguesa e língua estrangeira moderna; língua portuguesa e redação; biologia, química e geografia; e história e matemática.

O manual do candidato estará disponível para download no site do vestibular. Em relação ao ano anterior, a novidade é a oferta de 126 vagas no curso de bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, com aulas no ampus Litoral Norte.

O programa de ações afirmativas da UFRGS reserva no mínimo 40% das vagas em todos os cursos para estudantes oriundos de escolas públicas, de acordo com autodeclaração étnico-racial e faixa de renda. Ao todo, são 1.637 reservadas e 2.359 de acesso universal.

Cotas da UFRGS
O percentual de 40% de vagas reservadas às ações afirmativas são para alunos do ensino médio do sistema público com: renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita (420 vagas); estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, com registro de autodeclaração étnico-racial (preto, pardo ou indígena) (450 vagas); candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita (379 vagas); alunos autodeclarados e com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita (388 vagas).