Prefeitura de Barueri quer de volta as instalações do campus da PUC-SP

08/05/2014 - 13:01h

Campus da PUC-SP em Barueri (Foto: Divulgação/PUC-SP)
Campus da PUC-SP em Barueri (Foto: Divulgação/
PUC-SP)

A prefeitura de Barueri, na Grande São Paulo, solicitou à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) a devolução do terreno de 48 mil m² onde funciona o campus Barueri da universidade. No último dia 29, a Procuradoria Municipal de Barueri enviou à reitoria da universidade um ofício que menciona a decisão de revogar a concessão do terreno e dos dois prédios ali construídos pela prefeitura. Se chegar a um acordo de devolução, a prefeitura deve ceder o espaço para outra universidade particular.

Segundo a prefeitura, a PUC-SP não cumpriu algumas exigências do contrato firmado em 2006, com duração de 20 anos, como cursos de aperfeiçoamento para Professores da rede municipal, cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização, e bolsa de 20% para alunos da rede pública da cidade. A diretoria da PUC de Barueri diz que os cursos constantes em contrato foram oferecidos, e todos os que tiveram demanda foram abertos.

Segundo a prefeitura, a concessão de uso foi feita a título gratuito, porém com encargos relativos ao funcionamento do campus Universitário. As instalações atualmente ocupadas pela PUC foram construídas pela Prefeitura de Barueri. Atualmente, a universidade oferece na cidade os cursos de administração, ciências econômicas com ênfase em comércio internacional e psicologia.

A Universidade lamenta a intenção de romper o contrato e tem buscado dialogar com o Poder Público barueriense para chegar a bom termo quanto ao assunto, diz a universidade, em nota ao G1. A PUC-SP ressalta que não deixará que nenhum dos estudantes seja prejudicado, e se preciso for, garantirá um local alternativo para alocar os 550 alunos de graduação e 200 de cursos de especialização e extensão do campus Barueri.

A prefeitura de Barueri admite que se receber o campus de volta, vai fazer uma nova parceria de concessão para outra universidade particular.