Ser Universitario
 

Professor de história explica o surgimento da globalização

21/10/2014 - 07:01h

Estamos na era digital, na qual todos querem ficar conectados à internet. Além disso, temos informações vinte e quatro horas por dia, comunicação mais rápida e meios de transporte cada vez mais desenvolvidos. O Professor de história Ricardo Gomes fala sobre os avanços tecnológicos que fazem parte do processo de globalização na reportagem exibida nesta terça-feira (21) pelo Projeto Educação.

A expressão "aldeia global" é muito usada para definir o mundo atual. "O conceito de 'aldeia' é um lugar relativamente pequeno, onde todas as pessoas se conhecem. Como o mundo virou uma aldeia? Pelo fato de as fronteiras terem sido quebradas. A tecnologia e a informação permitem que as pessoas no mundo inteiro, nos vários continentes, possam ter contato", explica o professor.

A globalização começou devido à busca por lucro, quando o capitalismo provocou mudanças ao redor do mundo. "A expansão marítima foi o que possibilitou o desenvolvimento do capitalismo nesse primeiro momento. Os europeus, saindo da crise do feudalismo, entraram em suas embarcações movidas a vela e singraram os oceanos em busca de fontes consumidoras e fontes fornecedoras de matérias-primas", detalha Ricardo.

No século 18, a indústria e o surgimento da tecnologia contribuíram para o processo de globalização. De acordo com o professor, houve o desenvolvimento do capitalismo produtivo industrial, que ganhou o mundo. "Nós temos os investimentos feitos pelos ingleses por exemplo em continentes como África e Ásia", diz.

No século 20, nos anos 1990, acontece o desenvolvilmento do capitalismo especulativo, graças às transações permitidas pelo uso da internet. "Ele começou a entrar em países com mais força e, graças ao desenvolvimento da tecnologia, foi alcançando cada vez mais espaço", ressalta.

Professor Ricardo Gomes (Foto: Reprodução/TV Globo)
Professor Ricardo Gomes (Foto: Reprodução/TV Globo)

Os meios de transporte também foram fundamentais para a expansão do capitalismo, favorecendo o crescimento da economia. Com o barco, as locomotivas a vapor e, mais adiante, o transporte aéreo, o homem passou a vencer maiores distâncias em um curto espaço de tempo. "Graças à revolução dos meios de transporte, o capitalismo conseguiu vencer muitas barreiras. A gente tem, portanto, nesse cenário, uma maior integração da economia entre os vários países. Isso é globalização", explica o professor.

O Docente também ressalta que a facilidade ao acesso à informação é um dos principais ganhos da globalização. "É justamente se utilizando da internet nesse cenário que o capitalismo especulativo ganha terreno. O investidor não precisa sair de um país para outro pra fazer seus investimentos", pontua.



Fonte: G1


Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias