Professoras estrangeiras avaliam tese de doutorado em Letras

26/06/2014 - 11:28h

Na manhã desta quarta-feira (25), a doutoranda Giane Rodrigues dos Santos defendeu sua tese pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPel). Na banca, duas professoras estrangeiras: Anabela Alves dos Santos Rato, da Universidade do Minho e a professora Ana María Fernández Planas, da Universidade de Barcelona. As duas avaliaram o trabalho através de webconferência.

O trabalho, intitulado Percepção e produção das vogais médias do espanhol por falantes do português brasileiro abordou as principais diferenças do sistema vocálico do português brasileiro e do espanhol.

Compuseram a banca, também, as professoras Susiele Machry da Silva, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF-Sul) Canoas, Carmen Lúcia Barreto Matzenauer, do PPGL da UCPel e Andréia Schurt Rauber, orientadora da doutoranda.

Para a professora Ana María Planas, da Espanha, participar desta conexão com a UCPel através da avaliação do trabalho de Giane permite ter uma outra visão, propondo um “Intercâmbio de ideias” entre as Universidades. A professora ressaltou também a qualidade do trabalho desenvolvido pelo PPGL da UCPel, o que possibilita essa integração.

A professora Anabela, de Portugal, participou em 2011 de dois cursos de inverno promovidos pela UCPel, um sobre a percepção da fala, e outro sobre estatísticas para linguistas. Ela conta que a troca de experiências é enriquecedora, e que a língua comum entre os dois países facilita a aproximação. “Durante o curso que realizei na UCPel, tive uma ótima impressão da Universidade, e pude ter contato com diferentes métodos de trabalho”, disse.

Segundo a professora Andréia Rauber, orientadora de Giane, o aspecto principal observado é a troca de conhecimento, já que a aluna foi buscar seu aprendizado em Barcelona através do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) - proporcionado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A professora Aracy Ernst, coordenadora do PPGL da UCPel, enfatiza que é uma satisfação ter a avaliação de professoras reconhecidas fora do Brasil, o que foi possível através do trabalho de qualidade realizado pela aluna que obteve esse contato com um ambiente diferente do seu.

Fonte: Universidade Católica de Pelotas (UCPel)