Programa Bolsa Pós-Graduação abre inscrições para 1,2 mil vagas no AM

02/09/2015 - 06:01h

As inscrições para o Programa Bolsa Pós-Graduação (PBPG), lançado nesta segunda-feira, 31, pela Prefeitura de Manaus, começam nesta quarta-feira (2). São oferecidas 1.264 vagas em cinco Instituições de Ensino Superior (IES).

O programa disponibiliza bolsas para estudantes de baixa renda de Manaus para cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu na modalidade de ensino presencial. Seis instituições aderiram ao programa.

Durante o período de inscrições, que iniciam no dia 2 de setembro e seguem até o dia 13, os interessados terão opções de bolsas de 100%, 75% e 50%.

O edital da seleção está disponível no site da Prefeitura.

Um dos principais requisitos aos interessados, de acordo com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), é a renda familiar máxima de até dois salários mínimos e meio – ou seja, o somatório das rendas financeiras de todos os moradores da residência do candidato, dividido pelo número de pessoas que vivem na residência, não poderá ultrapassar a faixa de R$ 1.970.

Outro item previsto no edital é que o estudante ainda não tenha nenhum tipo de especialização, além de ser morador da capital.

As instituições que aderiram ao programa foram Universidade Nilton Lins, Martha Falcão, Faculdade Salesiana Dom Bosco, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM).

O Programa Bolsa Pós-Graduação foi instituído pela Lei n.º 1.933 de 19 de novembro de 2014 e pela Lei n.º 1.934 de 19 de novembro de 2014, também conhecida como Lei de Isenção de Tributos Municipais.