Projetos de preservação ambiental no PR podem conseguir apoio financeiro

10/07/2014 - 05:01h

Floresta de Araucária é um dos focos do projeto (Foto: Haroldo Palo Jr./Divulgação)
Conservação da Floresta de Araucária é o foco de
um dos editais (Foto: Haroldo Palo Jr./Divulgação)

Estão abertas, até o dia 31 de agosto, as inscrições para dois programas de financiamento para projetos de preservação ambiental no Paraná. O apoio é concedido pela Fundação Grupo Boticário, em parceria com a Fundação Araucária, do governo estadual.

Os editais vão selecionar pesquisas que busquem melhorias nas práticas de proteção a qualquer um dos ecossistemas paranaenses. Em cada um deles, a seleção e a participação segue processos distintos.

No Edital de Apoio a Projetos de Conservação, o foco deste ano será a Floresta de Araucária e os Campos Sulinos Associados. De acordo com a Fundação Grupo Boticário, a escolha desses biomas foi definida porque a quase extinção deles é um problema regional, já que essas duas formações ocorrem em todo o Sul do Brasil.

Quem tem projetos em outras áreas do ecossistema do paranaense pode participar do Edital Biodiversidade do Paraná, que seleciona projetos de preservação em qualquer formação natural do estado. Esse edital é ainda subdividido em projetos para unidades de conservação e para reservas particulares do patrimônio natural.

Para participar da seleção de projetos, os interessados devem mandar as inscrições pela internet. Instituições de ensino precisam preencher as propostas no site da Fundação Grupo Boticário. Para as demais empresas, a inscrição é feita somente pela página da Fundação Araucária. Em ambos os casos, os proponentes devem ter CNPJ registrado no Paraná. Dúvidas sobre os processos de seleção podem ser tiradas por e-mail.