Projetos do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFRB são aprovados em editais do MinC

26/08/2014 - 18:10h

O projeto “Os Negros Baianos na Fotografia” do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi aprovado, em primeiro lugar, no edital voltado para ações relacionadas à preservação do patrimônio afro-brasileiro, proposto pelo Ministério da Cultura (MinC) e organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Pernambuco (UFPE). A relação das propostas selecionadas pelo Comitê Avaliador do edital foi conhecida no mês de agosto.

A iniciativa do NEAB visa à instalação do Centro de Digitalização no Núcleo de Documentação (NUDOC), do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL), campus Cachoeira. Aprovado em primeiro lugar com a nota 9.87, entre cerca de 40 projetos selecionados em todo o Brasil, o projeto irá digitalizar um dos maiores acervos fotográficos do Movimento Negro, Arquivo Zunvi Fotográfico, além da digitalização dos arquivos municipais do Recôncavo da Bahia. “Essa iniciativa nos coloca como instituição ativa na preservação documental da região”, explica o coordenador do projeto, Professor Antonio Liberac.

Também de autoria do NEAB, o projeto de “Publicação de um catálogo sobre o Movimento Negro no Período da Ditadura Militar” foi premiado no edital “III Edital Ideias Criativas 2013” da Fundação Palmares. “Nossa proposta é selecionar 100 fotografias inéditas e textos a serem publicados”, complementou Antonio Liberac. O trabalho tem duração de seis meses e envolve estudantes, Professores e grupos dos movimentos negros baianos.

Os projetos do NEAB serão desenvolvidos por pesquisadores da graduação, mestrado e doutorado, sob coordenação do professor Antonio Liberac. Ambos são vinculados ao Curso de Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas do Centro de Artes Humanidades e Letras.

Fonte: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia